Ex-integrante do conselho administrativo do Bayern de Munique e amigo do ex-zagueiro Franz Beckenbauer, Helmut Markwort, de 87 anos, disse, em entrevista à revista germânica Focus, o que levou à morte da lenda do futebol mundial. “Ele acabou como um ancião solitário”, afirmou.
Segundo Markwort, o “sofrimento mental” foi responsável pela morte de Beckenbauer, que viveu fases de angústia até o falecimento. “Doeram as acusações de suborno, infidelidade e tramas sujas”, contou.
“A morte de seu filho (em agosto de 2015, por causa de um tumor cerebral) foi fatal. E os jornais, que primeiro o promoveram, depois o afundaram. A mídia o traiu. No final, ele se sentiu sozinho e não queria mais saber nada de ninguém”, comentou Markwort.
Denúncia contra Beckenbauer
Em 2015, o jornal alemão ‘Der Spiegel’ publicou artigo em que acusava Beckenbauer de ter se envolvido em esquema de compra de votos para que a Copa do Mundo de 2006 fosse na Alemanha.
De acordo com a denúncia, o CEO da Adidas na época, Robert Louis-Dreyfus, teria pago 6 milhões de euros para conseguir quatro votos, que dariam a vitória ao país germânico. Beckenbauer e o então presidente da Federação Alemã de Futebol, Wolfgang Niersbach, estariam cientes do fundo criado para que o pagamento da propina fosse feito sem despertar desconfiança.
Ainda segundo a publicação, Dreyfus teria emprestado o dinheiro para o Comitê Organizador alemão antes da escolha do país-sede, em julho de 2000. Assim, um ano e meio antes da competição, Niersbach e Beckenbauer teriam procurado formas de esconder a devolução do montante.
Para tanto, teriam depositado o valor em uma conta de Fifa sob a alegação de que era para cobrir os gastos da cerimônia de gala da entidade, que ocorreria em Berlim – mas acabou cancelada. A organização teria, então, reencaminhado o montante para a conta do CEO da Adidas.
Isolamento de Beckenbauer
Markwort ainda disse que Beckenbauer “se escondeu no último ano; estava destroçado”.
“Se você acredita na psicossomática, na ligação entre sofrimento físico e dor mental, pode presumir que o que aconteceu com seu filho e a perseguição pública o deixou doente. Ele também não queria mais mostrar sua aparência desgastada em público”
Helmut Markwort
A morte de Beckenbauer
Conhecido como “Kaiser”, Beckenbauer, então aos 78 anos, teve a morte anunciada em 8 de janeiro.
A causa não foi informada pela família, que em comunicado disse que ele morreu enquanto dormia: “É com profunda tristeza que informamos que meu marido e nosso pai Franz Beckenbauer faleceu pacificamente ontem cercado por sua família. Pedimos que possamos chorar em silêncio e que se abstenham de todas as perguntas”.