O desejo é antigo. Em busca de um armador para 2024, o Atlético negocia a contratação do meia Gustavo Scarpa, do Olympiacos, da Grécia. Mas não é a primeira vez que a diretoria alvinegra senta à mesa de negociações para tentar um acordo pelo jogador de 29 anos.
Em 2020, o Galo passou por uma profunda reformulação no elenco. O início do ano foi desastroso, com as eliminações precoces na Copa Sul-Americana (para o Unión-ARG) e na Copa do Brasil (para o Afogados da Ingazeira-PE).
Foi aí que a diretoria decidiu mudar totalmente os rumos. Contratou o técnico argentino Jorge Sampaoli e buscou vários jogadores para tentar salvar a temporada.
Gustavo Scarpa na mira
No processo de reformulação do grupo de atletas, o então diretor de futebol alvinegro, Alexandre Mattos, fez contato para tentar levar Scarpa ao Atlético. Na ocasião, o atleta ainda atuava pelo Palmeiras.
Era um período instável do meia no time paulista. Ele tinha o interesse de deixar o clube, já que não tinha espaço antes da chegada do técnico Abel Ferreira, em outubro daquele ano.
O Atlético, então, ofereceu um aumento significativo para tê-lo no elenco. Quem contou isso foi o próprio jogador, em entrevista à ESPN em 2022 – ano da consagração, quando foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro e comandou o Palmeiras ao título.
“Apareceu uma proposta muito boa de um time do Brasil, para eu ganhar quase o dobro do que eu ganhava do Palmeiras. Só que eu falei: ‘Cara, não posso ser o estilo de jogador que eu não gosto, que é o que passa um perrengue e sai do clube, aí passa outro perrengue e troca de novo de clube’. Era para o Galo”, disse Scarpa.
“Isso foi em 2020, alguns meses antes de o Abel chegar. Por dois meses, algumas pessoas ficaram tentando. Era uma oportunidade top, de ouro, mas eu pensei: ‘Prefiro vencer aqui (no Palmeiras)’. Não queria sair por baixo, como um cara que desistiu”, completou Scarpa.
Atlético busca Nacho
Com o ‘não’ de Scarpa, a diretoria do Atlético foi em busca de outras opções no mercado. Chegou a ficar perto de um acordo com Thiago Neves, ex-Cruzeiro, mas voltou atrás após a pressão da torcida.
O tão aguardado reforço para o meio-campo só chegou em 2021. Em fevereiro, o clube anunciou uma contratação de peso: o argentino Nacho Fernández, que deixara o River Plate para fazer história na Cidade do Galo.