O livro “Longe do Ninho”, escrito pela jornalista Daniela Arbex, será lançado em 5 de fevereiro (segunda-feira) pela Editora Intrínseca. A obra apresenta investigação acerca do incêndio no alojamento nas dependências do centro de treinamento do Flamengo, em 8 de fevereiro de 2019, que vitimou 10 jovens das categorias de base.
O livro já está disponível em pré-venda e pode ser adquirido pela internet. As cópias chegam às livrarias em 5 de fevereiro, data do lançamento.
A obra reúne entrevistas com sobreviventes, familiares das vítimas, profissionais da perícia criminal e do IML, além de laudos, trocas de mensagens e dados inéditos.
Daniela Arbex explicou por qual motivo embarcou no tema: “Não escolho escrever sobre tragédias, mas sobre as omissões que causam tragédias, para que elas não se repitam”.
Como reforça a Editora Intrínseca, o local destinado ao descanso dos jovens não era adequado para recebê-los, já que contava com apenas uma saída e os materiais não tinham propriedades antichama.
Daniela Arbex também é autora das obras “Holocausto brasileiro”, “Cova 312”, “Arrastados” e “Todo dia a mesma noite”. A jornalista acumula dois prêmios Jabuti e um Vladimir Herzog.
- De virada, Brasil vence Equador e vai ao quadrangular do Pré-Olímpico;
- Futebol feminino: atacante explica por que voltou ao Atlético em 2024;
- Polícia Civil abre inquérito para investigar espionagem no Corinthians
Incêndio no Ninho do Urubu
Por volta de 5h da madrugada de 8 de fevereiro de 2019, chamas tomaram conta do alojamento onde estavam 24 atletas das categorias de base do Flamengo. O dormitório, estruturado por contêineres, não tinha alvará de funcionamento.
A primeira audiência para abordar a tragédia – classificada como incêndio culposo – foi realizada em agosto de 2023, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ).
Os réus do processo são: Eduardo Bandeira de Mello (ex-presidente do Flamengo), Fábio Hilário da Silva, Claudia Pereira Rodrigues, Antonio Marcio Mongelli Garotti, Marcelo Maia de Sá, Weslley Gimenes, Danilo da Silva Duarte e Edson Colman da Silva. Antes, a Justiça havia inocentado o ex-diretor de base Carlos Noval, o engenheiro Luiz Felipe Pondé e o monitor Marcus Vinícius Medeiros.
Vítimas do incêndio no Ninho do Urubu
- Athila Paixão, de 14 anos
- Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos
- Bernardo Pisetta, 14 anos
- Christian Esmério, 15 anos
- Gedson Santos, 14 anos
- Jorge Eduardo Santos, 15 anos
- Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos
- Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos
- Samuel Thomas Rosa, 15 anos
- Vitor Isaías, 15 anos