FLAMENGO

‘Longe do Ninho’: livro que investiga tragédia no CT do Flamengo tem data de lançamento

Escrito pela jornalista Daniela Arbex, livro que investiga incêndio que vitimou 10 jovens das categorias de base do Flamengo tem data de lançamento
Foto do autor
Compartilhe

O livro “Longe do Ninho”, escrito pela jornalista Daniela Arbex, será lançado em 5 de fevereiro (segunda-feira) pela Editora Intrínseca. A obra apresenta investigação acerca do incêndio no alojamento nas dependências do centro de treinamento do Flamengo, em 8 de fevereiro de 2019, que vitimou 10 jovens das categorias de base.

O livro já está disponível em pré-venda e pode ser adquirido pela internet. As cópias chegam às livrarias em 5 de fevereiro, data do lançamento.

A obra reúne entrevistas com sobreviventes, familiares das vítimas, profissionais da perícia criminal e do IML, além de laudos, trocas de mensagens e dados inéditos.

Daniela Arbex explicou por qual motivo embarcou no tema: “Não escolho escrever sobre tragédias, mas sobre as omissões que causam tragédias, para que elas não se repitam”.

Como reforça a Editora Intrínseca, o local destinado ao descanso dos jovens não era adequado para recebê-los, já que contava com apenas uma saída e os materiais não tinham propriedades antichama.

Daniela Arbex também é autora das obras “Holocausto brasileiro”, “Cova 312”, “Arrastados” e “Todo dia a mesma noite”. A jornalista acumula dois prêmios Jabuti e um Vladimir Herzog.

Incêndio no Ninho do Urubu

Por volta de 5h da madrugada de 8 de fevereiro de 2019, chamas tomaram conta do alojamento onde estavam 24 atletas das categorias de base do Flamengo. O dormitório, estruturado por contêineres, não tinha alvará de funcionamento.

A primeira audiência para abordar a tragédia – classificada como incêndio culposo – foi realizada em agosto de 2023, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ).

Os réus do processo são: Eduardo Bandeira de Mello (ex-presidente do Flamengo), Fábio Hilário da Silva, Claudia Pereira Rodrigues, Antonio Marcio Mongelli Garotti, Marcelo Maia de Sá, Weslley Gimenes, Danilo da Silva Duarte e Edson Colman da Silva. Antes, a Justiça havia inocentado o ex-diretor de base Carlos Noval, o engenheiro Luiz Felipe Pondé e o monitor Marcus Vinícius Medeiros.

Vítimas do incêndio no Ninho do Urubu

  • Athila Paixão, de 14 anos
  • Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos
  • Bernardo Pisetta, 14 anos
  • Christian Esmério, 15 anos
  • Gedson Santos, 14 anos
  • Jorge Eduardo Santos, 15 anos
  • Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos
  • Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos
  • Samuel Thomas Rosa, 15 anos
  • Vitor Isaías, 15 anos
Compartilhe