Em jogo movimentado, Vasco e Nova Iguaçu empataram por 1 a 1, neste domingo (10/3), no Maracanã. Com o resultado, a semifinal do Campeonato Carioca segue em aberto.
Os gols da partida aconteceram no segundo tempo. O Nova Iguaçu abriu o placar com Xandinho. Já o Cruz-maltino empatou com Lucas Piton.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, em local a ser definido. O Nova Iguaçu joga pelo empate para ir à final. O Vasco, por sua vez, precisa vencer para avançar à decisão.
Antes disso, na quarta (13), às 20h, o Nova Iguaçu enfrenta o Internacional, no Mané Garrincha, em Brasília, pela segunda fase da Copa do Brasil.
O jogo
O Vasco começou a partida tentando ter o controle da bola, mas o Nova Iguaçu não se intimidou e buscou os avanços rápidos. Tanto que a primeira chance foi da equipe da Baixada, aos 13 minutos. Carlinhos arriscou da entrada da área, e Léo Jardim espalmou para escanteio.
O Cruz-maltino não mudou sua postura e criou sua chance aos 19 minutos, com Clayton. O estreante recebeu passe na área e finalizou para defesa de Fabrício Santana. O time visitante respondeu em chute de Albert.
A partir daí, o duelo ficou aberto. O Vasco teve três chances, com Clayton, duas vezes, e Lucas Piton. O Nova Iguaçu respondeu à altura e quase abriu o placar aos 30 minutos. Yan Silva chutou de três dedos do bico da área e acertou a trave. A equipe da Baixada se animou com o lance e passou a dominar o jogo.
Nos minutos finais, os visitantes promoveram uma blitz na área. Primeiro, Carlinhos chutou para defesa de Léo Jardim. Depois, Yago acertou a trave. No rebote, Yan Silva chutou para mais uma intervenção do goleiro vascaíno.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Nova Iguaçu manteve a boa atuação e abriu o placar aos quatro minutos. Carlinhos foi lançado na área e tocou na saída de Léo Jardim. A bola bateu na trave e Xandinho aproveitou para mandar para a rede. O lance foi anulado por impedimento, mas o VAR validou o gol.
O revés obrigou o Vasco a avançar. Os mandantes assustaram duas vezes em cabeceios de Payet e Vegetti. O time da Baixada Fluminense passou a aproveitar os espaços e desperdiçou duas chances, com Yago e Carlinhos.
O jogo voltou a ficar aberto. Tanto que o Vasco quase empatou aos 21 minutos, quando Payet mandou para o gol. Fabrício Santana espalmou e viu a bola ir no travessão. A resposta do Nova Iguaçu veio com Xandinho, que chutou para defesa de Léo Jardim. Em seguida, Carlinhos também parou no goleiro vascaíno.
Depois de muita insistência, o Vasco conseguiu chegar ao empate aos 34 minutos. Payet cobrou falta na área, Sforza escorou em direção ao centro, e Lucas Pitón cabeceou para a rede.
Os donos da casa quase viraram aos 37 minutos, quando Payet acertou a trave. Logo depois, Puma falhou, mas Carlinhos não aproveitou e chutou em cima de Léo Jardim. Depois, Bill também viu o goleiro vascaíno salvar a equipe.
Nos minutos finais, o Vasco tentou esboçar uma pressão, mas errou muito no setor ofensivo. Com isso, o Nova Iguaçu conseguiu segurar o resultado para manter a vantagem no duelo pela semifinal do Carioca.
VASCO 1 X 1 NOVA IGUAÇU
VASCO: Leo Jardim, João Victor, Medel e Leo (Adson); Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Zé Gabriel (Matheus Carvalho), Galdames (Sforza), Payet e Lucas Piton; Clayton (David) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
NOVA IGUAÇU: Fabrício Santana, Yan Silva, Gabriel Pinheiro, Sérgio Raphael e Maicon Esquerdinha; Igor Guilherme (Fernandinho), Albert (Emerson Carioca), Yago (Ronald), Xandinho (Alegria) e Bill (Sidney); Carlinhos. Técnico: Carlos Vitor
Gols: Lucas Piton, aos 34min do segundo tempo (Vasco); Xandinho, aos 4min do segundo tempo (Nova Iguaçu)
Cartões amarelos: João Victor (Vasco); Sergio Raphael e Igor Guilherme (Nova Iguaçu)
Cartões vermelhos: Matheus Carvalho (Vasco); Fernandinho (Nova Iguaçu)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de março de 2024 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Gustavo Mota Correia e Daniel de Oliveira Alves Pereira
VAR: Rodrigo Nunes de Sá