ATLÉTICO

Espanhóis cravam interesse do Atlético em jogador elogiado por Messi; o que apuramos

Jogador de clube europeu ligado ao Atlético foi eleito por Messi o 'defensor mais difícil' que ele já enfrentou e já passou pela Seleção Argentina

O Atlético está interessado no lateral-direito argentino Pablo Maffeo, que atua pelo Mallorca, da Espanha, e foi elogiado por Lionel Messi em 2020. É o que garante o jornalista Álex Silvestre, do El Chiringito, famoso programa da televisão espanhola.

Segundo o veículo, o jogador de 28 anos com passagens pelas categorias de base do Manchester City e convocação para a Seleção Argentina em 2023 quer deixar o clube europeu e tem “várias ofertas”. A última seria justamente a do Galo, que teria feito proposta de 4 milhões de euros (quase R$ 26 milhões) para contrará-lo.

De acordo com o jornal Marca, o clima para Maffeo no Mallorca está tenso, e ele teria se desentendido com o técnico espanhol Jagoba Arrasate nesta quinta-feira (21/8) por não estar demonstrando a intensidade exigida pelo comandante durante as atividades. Arrasate, inclusive, o mandou para o vestiário mais cedo, segundo a publicação.

Pablo, no entanto, desmentiu a informação em publicação nas redes sociais: “É totalmente falso que o técnico tenha me expulsado do treino de ontem. Vejo-me na obrigação de desmentir para proteger a minha imagem e defender a minha reputação. Tanto eu como o clube estamos de mãos dadas ante situações e informações falsas como esta, que não podem ser permitidas. Estou inteiramente à disposição [do treinador e do clube] e continuo a treinar da melhor forma possível.”

O que apuramos?

CSO de futebol do Atlético, Paulo Bracks negou ao No Ataque que haja negociações pela contratação de Pablo Maffeo.

Pessoa ligada ao jogador argentino também foi consultada, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

Caso o Atlétco concretize o suposto interesse em Maffeo, ele chegaria para disputar posição com Natanael, de 23 anos, que foi titular durante a maior parte da temporada, mas tem oscilado nos últimos jogos; e o argentino Renzo Saravia, de 32 anos, que costuma ser acionado por Cuca em partidas com maior necessidade de poderio de marcação, mas tem contrato com o alvinegro apenas até o fim do ano.

Maffeo já foi elogiado por Messi

Em 2020, Messi elegeu Pablo Maffeo o defensor mais difícil já enfrentado por ele.

“Pablo Maffeo, quando estava no Girona, foi o defensor mais duro que já enfrentei. Nunca fui de reclamar; acredito que o contato físico faz parte do futebol.”

Lionel Messi, à DAZN

A lenda do futebol argentino se referia a confronto entre Barcelona e Girona em 2017, pelo Campeonato Espanhol. Na ocasião, o time blaugrana venceu por 3 a 0, mas Messi foi anulado pelo compatriota.

Posteriormente, Maffeo disse que ouvir o elogio de Lionel foi como “ganhar um troféu”, em entrevista ao The Athletic.

“Foi muito especial ouvir o Leo dizer isso. Para mim, é como ganhar um troféu. É o maior reconhecimento vindo do melhor jogador da história. Perdemos aquele jogo, mas a experiência sempre será um marco na minha vida.”

Pablo Maffeo

A carreira de Pablo Maffeo

Maffeo nasceu em Sant Joan Despí, na Espanha, e participou das seleções Sub-15, Sub-17 e Sub-20 do país europeu. No entanto, sua dupla cidadania o fazia também ser elegível pela Argentina – e, em 2023, pouco após o título da Copa do Mundo de 2022, ele recebeu sua primeira e única convocação para a equipe treinada por Lionel Scaloni, O defensor, no entanto, não chegou a atuar com a camisa albiceleste.

Pablo iniciou a carreira pelo Espanyol. Ainda na base, foi contratado pelo Manchester City, onde fez a maior parte de sua formação.

O argentino pertenceu ao clube inglês entre as temporadas 2013/14 e 2017/18, mas fez apenas três partidas pela equipe principal. Ele foi emprestado três vezes consecutivas para o Girona, da Espanha – em 2015/16, em 2016/17 e 2017/18.

Depois do último empréstimo ao clube espanhol, Maffeo deixou o Manchester City e foi para o Stuttgart. Após uma época na Alemanha, voltou a ser cedido ao Girona. Em quatro temporadas, somou 96 jogos, um gol e três assistências com a camisa alvirrubra.

Em 2020/21, o Stuttgart o emprestou ao Huesca, também da Espanha, onde fez 25 partidas, marcou um gol e deu quatro assistências. Um ano depois, foi cedido pelos alemães a outro clube espanhol: o Mallorca.

Pablo se destacou na primeira temporada pelo Mallorca e passou a pertencer de forma definitiva ao clube em 2022/23. No total, ele soma quatro temporadas inteiras na equipe, com 128 jogos disputados, quatro gols marcados e nove assistências distribuídas.

Compartilhe
Sair da versão mobile