Futebol Internacional

Daniel Alves tem vitória na Justiça da Espanha; entenda

Ex-lateral do Barcelona tem direito a reembolso de mais de R$ 16 milhões em ação contra Tesouro espanhol
Foto do autor
Compartilhe

A Justiça da Espanha decidiu a favor de Daniel Alves na ação contra o Tesouro Nacional. O Tribunal considerou que o ex-jogador declarou corretamente os valores relativos aos direitos de imagens recebidos no período em que ele atuou pelo Barcelona.

Dessa forma, Daniel Alves tem direito a receber a restituição de 3,2 milhões de euros (cerca de R$ 16,8 milhões). A informação é do jornal Marca, nesta quinta-feira (16/11).

A investigação

O Tesouro começou a investigar Dani Alves em 2014 pela tributação dos seus direitos de imagem. Entraram na mira da Justiça as transferências financeiras para a imobiliária Cedro Sports, da qual Dani detinha 51% das ações e os 49 % restantes estavam em nome da sua sua ex-esposa, Dinorah Santana.

Em 2008, Alves cedeu os seus direitos de imagem à Cedro Sports na quantia de 1,6 milhões de euros. Nesse mesmo ano, o Barcelona pagou parte do salário do lateral-direito através da empresa.

Durante a fiscalização, a Agência Tributária considerou que os lucros obtidos com a exploração destes direitos de imagem deveriam ser computados como mais-valias, de acordo com a legislação fiscal das sociedades.

Por outro lado, a defesa do jogador brasileiro argumentou que o salário estava de acordo com a lei, distribuindo 85% através de contrato de trabalho com o clube e os restantes 15% por direitos de imagem faturados pela Cedro Esports.

Prisão por violência sexual

A Justiça espanhol definiu que Daniel Alves será julgado pelo crime de agressão sexual. O ex-lateral-direito da Seleção Brasileira é acusado de estuprar uma jovem de 23 anos em uma boate de Barcelona.

A data do julgamento de Daniel Alves será marcada após o envio de documentação das partes e pode ser ainda neste mês.

O caso ocorreu no dia 30 de dezembro de 2022. Entretanto, Daniel Alves só foi preso algumas semanas depois, em 20 de janeiro deste ano.

Compartilhe
Receba de graça no seu celular as notícias sobre o No Ataque Inscreva-se.