MERCADO DA BOLA

Vitor Roque foi oferecido a clube da 2ª divisão antes de fechar com Barcelona

Jovem atacante de 19 anos passou por América, Cruzeiro e Athletico-PR antes de fechar com o gigante espanhol
Foto do autor
Compartilhe

Uma das maiores promessas do futebol brasileiro, o centroavante Vitor Roque, do Barcelona, poderia ter tido um destino bem diferente… Antes de fechar com o gigante, o garoto de 19 anos chegou a ser oferecido por um empresário a um time que atualmente está na Segunda Divisão da Espanha.

Quem revelou essa história foi o agente espanhol José María Miguella Jr., responsável por sugerir o nome de Vitor Roque ao Espanyol. O empresário deu detalhes do episódio durante entrevista ao programa La Portería, do canal de TV catalão Betevé.

“Há dois anos e meio, talvez três, Vitor Roque custava 50 milhões de dólares. Nos ofereceram comprar a metade. No mercado de inverno, antes do Espanyol cair para a Segunda Divisão, eu falo com Mao (Ye, CEO do Espanyol) e o ofereço Vitor Roque por 12 milhões de dólares, um pouco mais que uns 10 milhões de euros”, iniciou o empresário.

“O valor de mercado dele naquele momento, em que também estávamos falando com o Monaco, era de uns 15 milhões de euros. Posteriormente, apareceu o Barcelona e pagou uma cifra de 61 milhões de euros. São 30, que viram quase o dobro, mas por conta de umas variáveis que praticamente obrigam a pagar 55 ou 60 milhões (de euros)”, completou.

O Barcelona, então, anunciou em 12 de julho de 2023 a contratação de Vitor Roque, que na época estava no Athletico-PR. Ele iniciou a carreira nas categorias de base do América e do Cruzeiro – clube pelo qual se profissionalizou.

Vitor Roque estreou pelo Barcelona em 4 de janeiro de 2024, na vitória por 2 a 1 sobre o Las Palmas, fora de casa, pela 19ª rodada do Campeonato Espanhol. Até aqui, são 13 partidas com a camisa do Barça – só duas como titular -, com dois gols marcados e nenhuma assistência.

Pouco utilizado, Vitor Roque pode deixar o Barcelona na próxima janela de transferências. Empresário do garoto, o brasileiro André Cury já criticou publicamente o técnico Xavi por não escalar o atacante com mais frequência.

O Espanyol

Pouco tempo depois de ver o rival Barcelona contratar Vitor Roque, o Espanyol amargou o rebaixamento à Segunda Divisão espanhola. O time terminou a temporada 2022/23 de La Liga na penúltima posição, com apenas 37 pontos em 38 rodadas.

Nesta temporada, o Espanyol ocupa a quarta colocação da Segunda Divisão, com 62 pontos em 39 partidas. Restam três rodadas para o fim da competição, e o time tem poucas chances de conseguir o acesso direto.

Na Espanha, apenas os dois melhores sobem diretamente à elite. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados se enfrentam em confrontos mata-mata pela última vaga na próxima edição da Primeira Divisão.

O Espanyol está a cinco pontos do segundo colocado Leganés e a seis do líder Valladolid. Por sua vez, a vantagem em relação ao sétimo colocado Sporting Gijón – primeiro fora da zona de playoffs – é de três pontos.

Em mau momento, o Espanyol já viveu tempos de glórias. O time é tetracampeão da Copa do Rei da Espanha (1928/29, 1940, 1999/00 e 2005/06) e conquistou a Segunda Divisão em duas oportunidades (1993/94 e 2020/21), além de outras competições regionais.

Compartilhe