FUTEBOL INTERNACIONAL

Pai de Yamal, do Barcelona, pode ter sido esfaqueado por divergência política

Ataque a faca contra pai de Lamine Yamal, do Barcelona, pode ter relação com inimizade dele com grupo de extrema-direita da Espanha
Foto do autor
Compartilhe

Quatro pessoas foram presas após um ataque a faca contra Munir Nasraoui, pai do espanhol Lamine Yamal, atacante do Barcelona, nessa quarta-feira (14/8), na Catalunha. Munir está bem e fora de perigo.

Alguns perfis na rede social X ofenderam o o pai de Yamal, que é marroquino, e apoiaram o ataque dizendo que foi “merecido” e lamentando ele “ter escapado desta vez”.

Os perfis analisados pela reportagem da RFI afirmam que a agressão seria uma retaliação de ultradireitistas espanhóis ligados ao VOX (partido populista de direita a extrema-direita) contra Nasraoui, que, segundo um dos perfis, teria agredido anteriormente membros do partido extremista.

Outro perfil que conta com vídeos do que supostamente seria a discussão do pai de Yamal antes de sofrer o ataque, pede que o atacante não jogue mais na seleção da Espanha e que seu pai deveria “voltar para o Marrocos”, em contexto claramente racista.

O ataque a faca contra o pai do jogador ocorreu às 21h locais (16 horas de Brasília) em um estacionamento na cidade catalã de Mataró, a cerca de 30 km de Barcelona, no distrito de Rocafonda – de onde Lamine Yamal é natural, explicou um porta-voz dos Mossos d’Esquadra, a polícia regional da Catalunha.

Às 23h, três pessoas foram levadas sob custódia e começaram a ser interrogadas pela polícia na delegacia de Mataró, enquanto um quarto indivíduo foi preso às 11h da manhã desta quinta-feira.

Apesar das informações iniciais, a polícia não forneceu detalhes sobre as identidades dos suspeitos.
Os investigadores devem interrogar a vítima “o mais rápido possível”, bem como testemunhas, a fim de determinar as circunstâncias do ataque, informou a polícia.

Lamine Yamal, de 17 anos, visitou o pai no hospital em Badalona. “Obrigado a todos por suas mensagens de encorajamento, estou me sentindo melhor, beijos a todos”, postou Mounir Nasraoui, o pai do jogador de futebol em sua conta oficial no Instagram.

De acordo com uma fonte próxima à família contatada pela AFP, ele agora está “fora de perigo” e “permanece sob observação” em condição “estável”, mas sem previsão de alta.

Detalhes do ataque ao pai de Yamal

De acordo com o jornal La Vanguardia, de Barcelona, o incidente ocorreu após uma discussão na rua com alguns homens que o abordaram enquanto ele passeava com o cachorro e voltaram para atacá-lo, no bairro de Rocafonda, onde Yamal cresceu e onde seu pai e sua avó ainda moram.

O jovem atleta, que em apenas um ano se estabeleceu como um dos maiores talentos do futebol mundial, tem o hábito de comemorar seus gols formando com as mãos o número 304, os três últimos dígitos do código postal desse modesto bairro catalão.

Seu pai ficou famoso durante a Euro 2024, que Yamal venceu com a Espanha, graças a suas postagens nas redes sociais e suas aparições na mídia.

Após o ataque com faca no meio da rua, onde foi atingido várias vezes, o homem foi levado ao Hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona. O jornal local La Vanguardia, por sua vez, deu outra versão dos eventos confusos, afirmando que o incidente ocorreu após uma discussão na rua com alguns homens que se aproximaram da vítima enquanto ela passeava com seu cachorro e depois o agrediram.

Ainda não há confirmação oficial da polícia da Espanha sobre as conexões políticas do ataque.

Compartilhe