O Real Valladolid, que tem Ronaldo Nazário como acionista majoritário, contabilizou um prejuízo financeiro de mais de 10,3 milhões de euros (cerca de R$ 55,2 milhões) na temporada 2022/2023. Os números foram apresentados em assembleia geral entre os acionistas do clube, nessa segunda-feira (4/12).
Aos acionistas, a diretoria do Valladolid explicou que o prejuízo se deve ao atraso na venda dos jogadores ao final da temporada passada, na qual o clube foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Espanhol.
Posteriormente, o Valladolid arrecadou 17 milhões de euros (R$ 91,2 milhões) com a venda de jogadores. No entanto, os valores serão contabilizados no balanço da temporada 2023/2024.
Na reunião, Ronaldo rejeitou o recebimento da remuneração que teria direito ao final da temporada. Os valores estão previstos no estatuto social do Valladolid.
Nota oficial do Real Valladolid
Realizou-se a Assembleia Geral de Acionistas do Real Valladolid, na qual foram apresentados o encerramento da temporada 2022-2023 e o orçamento da atual campanha, com a presença de 82,78% do capital social do clube.
O balanço da temporada passada encerrou com um valor negativo de 10.313.697 euros, sobretudo devido ao fato de as vendas orçamentadas não terem sido realizadas dentro do período. Estas vendas ocorreram posteriormente, no corrente ano, reportando um benefício líquido para a entidade próximo de 17 milhões de euros.
O Real Valladolid conta com relatório favorável da auditoria independente, realizada pela Grant Thornton, bem como o cumprimento de todos os indicadores de estabilidade da LaLiga: dívida líquida, ponto de equilíbrio e despesas associadas à equipe principal.
Por sua vez, no decorrer da reunião, o presidente da companhia, embora tenha direito previsto no Estatuto Social, recusou-se expressamente a receber qualquer remuneração relativa ao desempenho de seu cargo no exercício até 30 de junho de 2023.