FUTEBOL INTERNACIONAL

Vitor Roque, do Barcelona, bate recorde de Ronaldo no Campeonato Espanhol

Vitor Roque anotou seu primeiro gol pelo Barcelona na vitória por 1 a 0 sobre o Osasuna, em jogo da 20ª rodada do Campeonato Espanhol
Foto do autor
Compartilhe

Com apenas 18 anos, Vitor Roque entrou para a história do futebol. O atacante bateu o recorde de Ronaldo Fenômeno e se tornou o brasileiro mais jovem a marcar um gol no Campeonato Espanhol. Ele anotou seu primeiro gol pelo Barcelona na vitória por 1 a 0 sobre o Osasuna, nesta quarta-feira (31/1), em jogo atrasado da 20ª rodada.

Roque superou o ídolo Ronaldo no sexto jogo pelo clube catalão. O ex-camisa 9 da Seleção Brasileira – hoje sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro – havia anotado o primeiro gol pelo Barça aos 21 anos.

O ex-atacante do Athletico-PR começou a partida no banco de reservas e entrou em campo aos 17 minutos do segundo tempo. O gol saiu um minuto depois. Ele antecipou o zagueiro adversário e completou o cruzamento de cabeça.

Em todas as partidas que disputou pela equipe espanhola, Roque saiu do banco de reservas. O treinador Xavi ainda não escalou o jovem no time titular.

Trajetória de Vitor Roque por América, Cruzeiro e Athletico-PR

Vitor passou pelas categorias de base do América antes de chegar ao Cruzeiro e posteriormente ser vendido ao Athletico Paranaense. O atleta de 18 anos foi lançado na equipe principal da Raposa em outubro de 2021, quando a equipe disputava a Série B do Campeonato Brasileiro.

A estrela da nova geração deixou o Cruzeiro em 2022, em ação que revoltou a diretoria celeste. O Furacão pagou a multa rescisória e fechou a contratação de Vitor, que custou R$ 24 milhões para o clube paranaense.

Depois de se destacar no Athletico-PR e nos times de base da Seleção, o garoto foi vendido ao Barcelona em julho de 2023. O negócio envolve várias camadas, mas foi avaliado na casa 35 milhões de euros e outros 10 milhões de euros em bônus.

A venda de Vitor ao Barça pode alcançar a marca de R$ 236 milhões caso as metas estabelecidas em contrato sejam batidas pelo jogador. O valor é recorde na história do Rubro-Negro.

  • Vitor Roque pelo Cruzeiro: 16 jogos, seis gols e uma assistência
  • Vitor Roque pelo Athletico-PR: 81 jogos, 28 gols e dez assistências
Compartilhe