“Cada vez mais desligado”. “Ninguém no volante”. “Zombaria”. Essas são algumas das frases usadas pelo jornal Relevo, da Espanha, para criticar a postura de Ronaldo Fenômeno durante a crise vivida pelo Real Valladolid, clube administrado pelo ex-dono do Cruzeiro. A equipe é lanterna do campeonato nacional e, enquanto perdia por 2 a 0 para o Getafe, na sexta-feira (22/11), no Estádio Alfonso Pérez, em Madri, o ex-atacante brasileiro se divertia jogando tênis ao vivo no seu canal na plataforma Twitch.
Esse é apenas mais um capítulo da conturbada relação entre Ronaldo e os torcedores do Valladolid. Desde que comprou o clube, em 2018, ele nunca foi unânime e já foi alvo de diversos protestos – seja por falta de dinheiro para contratações, por resultados ruins ou pela postura de muitas vezes manter-se distante do clube e priorizar compromissos pessoais.
Em abril, inclusive, o lendário ex-jogador brasileiro comentou o desejo de vender o club: “Valladolid é o próximo (clube que vou vender). Vou tirar esse restinho de vida (de forma) sabática, até que apareça alguma coisa (risos)”. Meses depois, no entanto, Ronaldo voltou atrás e decidiu permanecer como sócio majoritário.
“Em Valladolid, sempre se pede a Ronaldo mais envolvimento e compromisso com o clube que preside. No entanto, a indignação é dupla. Não somente o brasileiro está ausente e alheio à atualidade do Real Valladolid, como a única presença que faz é em seu canal na Twitch, jogando tênis contra Kaka ao vivo durante a prévia da partida de seu time contra o Getafe. O Fenômeno disputa o torneio Galácticos Open, que continua no fim de semana. Na Espanha, essas ações infelizes pegaram mal devido à situação da Pucela, e são entendidas como zombaria e um gesto de desprezo aos fãs”, escreveu o jornalista Alejandro de Paz, no Relevo.
Crise no Valladolid
O Real Valladolid tem péssimos números no Campeonato Espanhol. Último colocado, o time tem apenas nove pontos, três a menos que o Las Palmas, 17º (última posição fora da zona de rebaixamento): foram nove derrotas, três empates e apenas duas vitórias em 14 jogos na competição.
A Pucela, inclusive, chegou a sofrer derrota humilhante para o Barcelona, por 7 a 0, no final de agosto, pela quarta rodada do torneio, e teve que pedir desculpas públicas aos torcedores: “Não temos estado à altura e é hora de pedir perdão a todos que sentem essas cores, a todos os deslocados ontem, a toda cidade, a toda a torcida”.
O técnico da equipe, Paulo Pezzolano, uruguaio que treinou o Cruzeiro entre 2022 e 2023 e conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro, está na “corda bamba”, segundo o Relevo, e pode ser demitido a qualquer momento.
Caso o Valladolid amargue o rebaixamento, será o terceiro consecutivo da equipe na gestão Ronaldo.