RACISMO

Dirigente que atacou Vini Jr após racismo integrou partido fascista

Presidente de La Liga, Javier Tebas fez parte do extinto 'Fuerza Nueva' e disse, em 2019, que votaria no partido de extrema-direita espanhol Vox
Foto do autor
Compartilhe

Presidente de La Liga, Javier Tebas – que atacou Vinícius Júnior após o brasileiro ter sido vítima de racismo na Espanha – já integrou o extinto partido fascista ‘Fuerza Nueva’ e, recentemente, elogiou o partido de extrema-direita Vox, conhecido pelas propostas anti-imigração na Espanha.

“Já faz tempo que a Espanha necessitava de uma alternativa como o Vox. Há que respeitar, conseguiram 400 mil votos na Andaluzia”, disse Tebas, em 2019, ao programa Tiempo de Juego.

“Se o partido continuar nessa linha, eu votaria no Vox”, completou, na ocasião, o dirigente.

À época, o partido ultranacionalista ganhava notoriedade na Espanha com propostas contra leis que punem violência doméstica, contra o casamento homoafetivo, contra o aborto e contra a imigração.

Imagem do rosto do presidente de La Liga, Javier Tebas Medrano - (foto: Pierre-Philppe Marcou/AFP)
Jabier Tebas Medrano, presidente de La Liga, em 2023(foto: Pierre-Philppe Marcou/AFP)

Fuerza Nueva

O Fueza Nueva foi um partido de extrema direita na Espanha liderado por Blas Piñar López. Fundado em 1976 e extinto em 1982, o grupo foi abertamente adepto a ideias fascistas e franquistas.

Racismo contra Vini Jr

Tebas criticou nesse domingo (21/5) o desabafo do atacante Vini Jr, do Real Madrid, alvo de insultos racistas no jogo contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol. O dirigente chamou o brasileiro de desinformado por causa de críticas direcionadas à La Liga.

Vini tem sido vítima em episódios racistas com grande frequência na Espanha e, em desabafo, admitiu cogitar deixar o Real Madrid.

Acesse também o Portal Uai

Compartilhe