
O italiano Carlo Ancelotti vem sendo apontado como o principal nome para assumir o cargo de técnico da Seleção Brasileira, vago desde a saída de Dorival Júnior. Após a derrota para o Barcelona por 4 a 3, nesse domingo (11/5), o fim do ciclo dele no Real Madrid parece mais evidente.
No El Clásico do fim de semana – que deixou o time catalão ainda mais perto de mais um título espanhol -, Ancelotti completou o 350º jogo dirigindo os merengues. A marca foi destacada pelo Real nas redes sociais.
Com sete pontos de vantagem sobre o rival madrilenho, o Barça pode celebrar o título espanhol já na próxima rodada. Basta vencer o Espanyol ou contar com derrota do Real para o Mallorca.
Novo técnico
Com os rumores cada vez mais fortes das negociações de Ancelotti com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a Seleção, a imprensa europeia aponta o nome do substituto dele no clube merengue. Xabi Alonso, de 43 anos, é o mais cotado.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o Real Madrid e o ex-jogador inclusive já chegaram a acordo para vínculo até 2028. O início do trabalho seria na próxima edição do Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho.
Xabi Alonso anunciou há alguns dias a saída do Bayer Leverkusen e, nesse domingo, comandou a equipe pela última vez diante da torcida. Foi homenageado por torcedores e diretoria. Falta uma rodada para o fim do Campeonato Alemão. Ele comandou a equipe por três temporadas.
Como jogador, o ex-volante atuou por Real Sociedad, Eibar, Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique.
Ancelotti no Real Madrid
Treinador mais vezes campeão com o Real, Ancelotti é o segundo com mais partidas pelo clube. Está atrás apenas de Miguel Muñoz, que comandou a equipe em 605 jogos.
São 247 vitórias, 50 empates e 53 derrotas. O adversário que o italiano mais enfrentou foi o Atlético de Madrid – 26 vezes.
Carletto, como é carinhosamente chamado, alcançou os números em sua sexta temporada no time merengue. No currículo, 15 títulos conquistados: três da Champions League, três do Mundial de Clube, três da Supercopa da Europa, duas da LaLiga, duas Copas do Rei e duas Supercopas da Espanha.
Ancelotti na mira da CBF
Após a partida contra o Barcelona, Ancelotti foi evasivo ao ser questionado sobre o futuro. “É o último clássico da temporada. Precisamos terminar bem a temporada e ganhar os três jogos que ainda temos”, comentou. Ao ser perguntado se considerava a temporada um fracasso, disparou: “Cada um pode achar o que quiser”.
O nome de Carlo Ancelotti ronda as especulações sobre Seleção Brasileira desde a saída de Tite, que deixou o cargo depois da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022.
Em julho do ano seguinte, a contratação do técnico italiano foi considerada certa, com as notícias dando conta de que Fernando Diniz assumiria como interino até o fim do vínculo de Ancelotti com o Real Madrid – que na época iria até meados de 2024.
Mas a história teve uma reviravolta quando foi anunciada a renovação de contrato dele com o clube espanhol.