O jornal Mundo Deportivo, da Espanha, apontou que o atacante Endrick, do Real Madrid, pode ‘repetir passos’ de Vitor Roque, ex-jogador do Barcelona, na Europa.
Cria das categorias de base do Palmeiras, Endrick se recupera de lesão na parte posterior da coxa e não atua há mais de um mês. Com a ascensão do atacante espanhol Gonzalo Gárcia, ele pode perder espaço no clube merengue.
O Mundo Deportivo traçou paralelos na trajetória de Roque com o atleta brasileiro do Real Madrid e apontou tratamentos diferentes por parte da mídia.
“Vitor Roque e Endrick, em suas ainda incipientes carreiras no futebol, estão tendo trajetórias muito parecidas, salvo por um detalhe importante: o tratamento midiático. Implacável em um caso e cuidadoso no outro. Companheiros de geração, ambos foram elogiados em suas estreias profissionais em seu país, o Brasil, como promissores goleadores com capacidade para, no futuro, assumir a camisa 9 da seleção pentacampeã mundial”.
Segundo o veículo espanhol, os jogadores brasileiros chegaram na Europa em contextos parecidos e sofreram com problemas semelhantes.
“Ambos foram vendidos em operações multimilionárias para dois grandes clubes europeus muito jovens e, em seguida, tiveram um ‘pouso’ difícil devido à falta de minutos de jogo. A Europa não foi, nem para Roque nem para Endrick, o paraíso futebolístico anunciado e prometido”.
Endrick no Real Madrid
Diferentes jornais apontam que o Real Madrid considera emprestar Endrick na próxima temporada. O jogador chegou ao clube em 2024/2025 e disputou apenas 845 minutos pela equipe merengue. O brasileiro balançou as redes em sete ocasiões.
Vitor Roque no Barcelona
Cria das categorias de base do Cruzeiro, Vitor Roque chegou ao Barcelona em 2023/2024. Ele disputou 353 minutos e anotou dois gols.
Após empréstimo ao Betis, na temporada seguinte, ele foi comprado pelo Palmeiras em 2025 por 25 milhões de euros (cerca de R$ 152 milhões na cotação atual).