O treinador do Real Madrid, Xabi Alonso, falou sobre a relação com o brasileiro Vinícius Júnior em entrevista para a TNT Sports. Antes titular absoluto do time, o atacante vem sendo menos acionado sob o comando do espanhol – domingo (23/11), no 2 a 2 com o Elche, pelo Campeonato Espanhol, foi a quarta vez na temporada que ele começou um jogo na reserva. Além disso, vem sendo frequentemente substituído na segunda etapa das partidas.
Ao ser questionado sobre os jogos em que o brasileiro não é titular e em até que ponto os boatos sobre uma relação ruim com Vinicius é verdade, o espanhol colocou “panos quentes” naquele que é um dos assuntos mais debatidos na imprensa do país nas últimas semanas.
“É muito boa, já estamos nos conhecendo melhor. São muitas partidas, então temos momentos para tudo, mas Vini é um jogador fundamental. Quando Vini está feliz, quando está desfrutando, é bom para a equipe. Levamos assim, a relação é muito boa”
Xabi Alonso, ex-jogador e campeão da Copa do Mundo de 2010
Vinícius foi peça fundamental do Real Madrid nos últimos anos, autor de gols e jogadas responsáveis pela conquista dos últimos grandes títulos da equipe madridista. O brasileiro era o principal jogador sob o comando de Carlo Ancelotti – atual técnico da Seleção Brasileira -, situação que não se repete com Xabi Alonso – que deixou o Bayer Leverkusen em julho para assumir o líder do Espanhol.
Vini Jr e Xabi Alonso
Desde a chegada do ex-jogador ao comando dos Blancos, o brasileiro recebeu menos oportunidades. Nem sempre titular e muito menos jogando os 90 minutos, Vinícius foi substituído em alguns jogos importantes da temporada e saiu de campo visivelmente revoltado.
Contra o Barcelona, no último El Clássico, o atacante estampou as capas de jornais espanhóis ao xingar e ir direto para o vestiário quando substituído aos 27 minutos do segundo tempo, pelo brasileiro Rodrygo – com quem é frequentemente rotacionado. No momento, o time já vencia o rival por 2 a 1 (placar final).
Na ocasião, o atacante passou furioso pelo treinador e alguns minutos depois retornou ao campo. Essa não foi a única vez que o camisa 7 apresentou comportamento negativo com a situação. A reação de Vin Jr às substituições são malvistas pela mídia local e faz circular boatos sobre uma relação ruim com Xabi. O que é negado na entrevista pelo espanhol.
“Temos confiança, falamos antes dos jogos. Ele sabe o que eu penso, eu sei o que ele pensa. Essa é a melhor maneira de tomar decisões, de maneira conjunta”
Xabi Alonso, sobre Vinícius Júnior
Vale lembrar que o atacante não é o único que sofre com a rotação de Alonso. O meio-campista Valverde chegou a ficar de fora de jogos, inclusive da Champions League – também em meio a notícias de desentendimento com o novo “professor”.
O uruguaio é assim como Vinícius, figura fundamental do time nos últimos anos. Cenas como a dele, no banco madridista, não aconteciam sob o comando de Ancelotti. Já com Xabi Alonso quase todos os outros jogadores passam por rodízio – à exceção de Mbappé, Tchouameni e Militão.
Real Madrid sob comando de Xabi Alonso
Apesar de líder do Espanhol com 32 pontos – um a mais que o vice-líder Barcelona -, o Real Madrid teve derrotas importantes na temporada: foi vencido pelo Atlético de Madrid por 5 a 2, no Metropolitano, em 27 de novembro, pela sétima rodada. Além de sofrer com dois empates, contra o Elche (2 a 2), no último fim de semana, e contra o Rayo Vallecano (0 a 0), em 9 de novembro.
No último jogo da Liga dos Campeões, foi batido pelo Liverpool por 1 a 0, em Anfield. Todos os jogos em atuações abaixo e muitas vezes contando com ótimas defesas do goleiro Courtois para evitar resultados ainda piores.