O Campeonato Espanhol está na metade da temporada, e a discrepância na quantidade de gols anulados de cada time da competição pelo VAR chama atenção e suscita especulações entre torcedores, que veem até “perseguição’ do árbitro de vídeo e atribuem a esse fato resultados ruins de equipes em campo. Curiosamente, o gigante que lidera a lista tem quase o mesmo número de gols invalidados que os marcados nesta edição da La Liga.
Vivendo mais baixas do que altas na temporada, o Real Madrid lida com lesões de titulares, transferências, reformulações, saída de técnico, rumores de escândalos na imprensa e dezenas de gols anulados pelo VAR.
Líder desse ranking, o time merengue marcou apenas quatro gols a mais dos que os que foram invalidados pela equipe de assistência de vídeo da arbitragem espanhola – 43 gols marcados contra 39 invalidados.
A fase do Real Madrid
Vice-líder da competição com 48 pontos, um a menos que o rival Barcelona, o Real Madrid não vive a temporada dos sonhos. São 15 vitórias, três empates e duas derrotas em La Liga.
Apesar dos números, quem assiste aos jogos madridistas não percebe brilho no futebol da equipe que, há alguns anos, fez a campanha ao título da Champions League mais memorável dos últimos tempos – 2021/2022.
Culpa do técnico, dos jogadores, da diretoria ou da arbitragem? O debate vai longe, mas fato é que muitos fatores não colaboram para que o Real Madrid retribua em futebol e títulos todo o valor investido no elenco mais badalado do cenário mundial.
Equipes do Campeonato Espanhol com mais gols anulados pelo VAR.
- 1. Real Madrid (39 gols)
- 2. Atlético (21 gols)
- 3. Villarreal (20 gols)
- 4. Celta (19 gols)
- 5. Sevilla (18 gols)
- 6. Real Sociedad (17 gols)
- 7. Valencia (17 gols)
- 8. Barcelona (16 gols)
Real Madrid e arbitragem espanhola
Não é de hoje que a ‘briga’ entre o Real Madrid e a arbitragem espanhola se faz protagonista. Marcado por tensões e acusações de erros e favorecimentos, a relação não é amigável há muitos anos.
A Real Madrid TV frequentemente pública vídeos criticando os árbitros do Espanhol, acusando-os de imparcialidade. Em resposta, o presidente da La Liga, Javier Tebas, rebate sempre que possível, o tornando um rival quase tão odiado pelo clube e pela torcida merengue quanto Barcelona e Atlético de Madrid.
Próximo confronto do Real Madrid
Real Madrid e Monaco se enfrentam nesta terça-feira (20/1), no Santiago Bernabéu, em Madri, pela sétima rodada da fase de grupos da Champions League. A bola rola às 17h (de Brasília) e será apitada pelo árbitro norueguês Espen Eksas.