
Ex-treinador do Atlético, o uruguaio Diego Aguirre fez ponte para que Peñarol e Nacional discutam a possibilidade de disputarem o Campeonato Gaúcho em 2026.
Conforme noticiado inicialmente pela rádio uruguaia Carve Deportiva, o presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, tem o interesse de disputar o Estadual do Rio Grande do Sul ao lado do arquirrival Nacional. Em entrevista, o dirigente explicou que Aguirre foi importante para mediar o diálogo com os clubes brasileiros.
“Diego Aguirre me apresentou o presidente do Inter, que estava com D’Alessandro, e se encantou com a possibilidade (de Peñarol e Nacional disputarem o Campeonato Gaúcho). Nos próximos dias viajarei a Porto Alegre para me reunir com ele a ver se podemos falar com as pessoas que organizam o Campeonato Gaúcho para ver se poderia haver um convite para nós”, disse Ruglio, em entrevista ao Ovación, site de esportes do jornal uruguaio El País.
Além do Atlético, Aguirre comandou Internacional, São Paulo e Santos no Brasil. A primeira passagem do uruguaio de 59 anos pelo Colorado foi em 2015, logo antes de comandar o Galo no ano seguinte. Depois, retornou ao clube gaúcho em 2021.
Aguirre no Peñarol
Ídolo do Peñarol, o treinador está no comando do clube pela terceira vez. Aguirre voltou ao Peñarol em 2023 e conquistou o quarto título nacional com o Carbonero – o terceiro como treinador.
Ainda como jogador do clube, ele participou do elenco campeão da Copa Libertadores de 1987.
Aguirre pelo Atlético
Diego Aguirre treinou o Atlético em 2016. Em 31 jogos no comando do Galo, o uruguaio conquistou 16 vitórias, empatou sete vezes e saiu de campo derrotado em oito oportunidades.
O único título levantado pelo comandante no alvinegro foi o torneio amistoso Florida Cup daquele ano.
Peñarol e Nacional no Campeonato Gaúcho?
Além de Ignacio Rugio, o presidente do Nacional, Ricardo Vairo, confirmou a possibilidade. “Em um nível esportivo, é sobre começar com um nível de jogo que nos prepare melhor para o resto do ano. Por enquanto, é uma ideia interessante”, disse.
Diretor esportivo do Internacional, Andrés D’Alessandro é entusiasta da ideia e auxilia nas negociações. O Grêmio, a princípio, não fará oposição.