
O Grêmio será finalista do Campeonato Gaúcho após sete títulos seguidos. O Tricolor perdeu neste sábado (1/3), no Alfredo Jaconi, por 2 a 1 no tempo normal, com gol de bicicleta salvador nos acréscimos do segundo tempo, mas venceu o Juventude nos pênaltis por 3 a 2 e segue em busca do octacampeonato do Estadual.
Após a derrota por 2 a 1 no jogo de ida, na Arena Grêmio, o Juventude recebeu o adversário em Caxias do Sul neste sábado de Carnaval e abriu o placar com gols de Adriano Martins e Luis Mandaca. As bolas na rede ocorreram já no segundo tempo, após a expulsão de Jemerson pelo segundo cartão amarelo – que foi no fim da etapa inicial.
No fim da partida, no minuto 51, Gustavo Martins fez um gol de bicicleta e diminuiu para o Grêmio no “apagar das luzes”. O jogo até ficou marcado por forte discussão depois deste lance, que até resultou nas expulsões de Reinaldo, zagueiro do Ju, e Gustavo Quinteros, técnico do Tricolor.
Porém, na sequência, o Grêmio bateu o rival fora de casa nas cobranças de pênalti e se classificou à final do Campeonato Gaúcho em busca de uma façanha inédita. E o Tricolor pode igualar a série que pertence justamente ao maior rival.
Entre 1969 e 1976, o Internacional dominou o Estadual e foi octacampeão, que é a maior sequência da história do torneio. A sequência do Tricolor Gaúcho já persiste entre 2018 e 2024, e a conquista deste ano pode ser histórica para o Grêmio.