A Premier League confirmou nesta sexta-feira (17) que o Everton receberá punição de 10 pontos na competição. O motivo foi a violação de regras do fair play financeiro da liga, relacionadas a rentabilidade e sustentabilidade. Recentemente, o clube fundado em 1878 foi adquirido pela 777 Partners, dona da SAF do Vasco.
Pelas regras da liga inglesa, o prejuízo máximo é de 105 milhões de libras (R$ 634 milhões) no período de três anos. Contudo, o Everton acumulou déficit três vezes maior do que o permitido, de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões), de 2018 e 2021.
Esta é a maior punição aplicada na história da Premier League. Com a diminuição da pontuação, o Everton caiu para a penúltima colocação, com apenas quatro pontos. A Liga apresentou uma queixa contra o clube de Merseyside e encaminhou o caso à comissão independente no início deste ano.
“Durante o processo, o clube admitiu que violou as regras de lucratividade e sustentabilidade no período que termina na temporada 2021/22, mas a extensão desta violação permaneceu”, afirmou a Premier League em comunicado.
Dono de nove títulos do Campeonato Inglês e cinco da Copa da Inglaterra, o Everton se manifestou por meio de nota e criticou a comissão independente da Liga pela decisão “desproporcional e injusta”. O clube ainda informou que vai recorrer da decisão.
Confira a nota completa do Everton:
“O Everton Football Club está chocado e desapontado com a decisão da Comissão da Premier League. O Clube acredita que a Comissão impôs uma sanção desportiva totalmente desproporcional e injusta. O Clube já comunicou a intenção de recorrer da decisão à Premier League. O processo de apelação começará agora e o caso do Clube será ouvido por um conselho de Apelação nomeado de acordo com as regras da Premier League no devido tempo”
“O Everton afirma que tem sido aberto e transparente nas informações que prestou à Premier League e que sempre respeitou a integridade do processo. O Clube não reconhece a conclusão de que não agiu com a máxima boa-fé e não entende que esta tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o curso do processo. Tanto a dureza como a severidade da sanção imposta pela Comissão não são um reflexo justo nem razoável das provas apresentadas. O Clube também monitorará com grande interesse as decisões tomadas em quaisquer outros casos relativos às Regras de Lucro e Sustentabilidade da Premier League”.