O Ipswich Town está a um empate de retornar à Premier League depois de 22 anos. Nesta terça-feira (30/4), os Tractor Boys venceram o Coventry City por 2 a 1, fora de casa, em duelo atrasado da 44ª rodada da EFL Championship, que tem 24 clubes.
O centroavante Kieffer Moore, da Seleção de País de Gales, abriu o placar para o Ipswich e marcou o sétimo gol em 17 jogos na EFL. Haji Wright empatou para o Coventry, mas Cameron Burgess garantiu a vitória do time visitante.
Com o resultado, o Ipswich Town chega a 93 pontos na segunda divisão do Campeonato Inglês, três a mais que o terceiro colocado, Leeds United. O Leicester City, que soma 97, já é campeão e está garantido na Premier League 2024/2025.
Para comemorar o retorno à principal competição da Inglaterra, o Ipswich precisa de um empate em casa diante do Huddersfield Town. A bola rola no sábado (4/5), às 8h30 (de Brasília), no Portman Road, na cidade de Ipswich, pela 46ª e última rodada.
Na EFL Championship, os dois primeiros colocados sobem diretamente à Premier League. Já os clubes que alcançarem do terceiro ao sexto lugar disputam um playoff para definir o terceiro promovido. Os três últimos descem à League One (3ª divisão).
Ipswich campeão europeu
O Ipswich fez história no futebol ao conquistar três títulos: Campeonato Inglês em 1961/1962, Copa da Inglaterra em 1977/1978 e Liga Europa da Uefa em 1980/1981 (chamada à época de Copa da Uefa).
Na caminhada até o título, o Ipswich deixou pelo caminho Aris Thessaloniki (Grécia), Bohemians (República Tcheca), Widzew Lodz (Polônia), Saint-Étienne (França), FC Köln (Alemanha) e AZ Alkmaar (Holanda).
Na ocasião, a final da Taça da Uefa era realizada em jogos de ida e volta. O Ipswich venceu o AZ por 3 a 0, na Inglaterra, e perdeu por 4 a 2, na Holanda. O meia escocês John Wark, um dos maiores ídolos do clube inglês, foi o artilheiro do torneio, com 14 gols.
Na elite do Campeonato Inglês
Um feito histórico alcançado pelo Ipswich Town foi a sequência de títulos da segunda divisão nacional, em 1960/1961, e da elite inglesa, em 1961/1962. Ray Crawford, com 33 gols, terminou a competição como artilheiro.
Com 24 vitórias, oito empates e dez derrotas, o Ipswich ficou em primeiro no Inglês, enquanto o Burnley finalizou em segundo. Tottenham, Everton e Sheffield United completaram o top-5, ao passo que o Chelsea amargou a lanterna entre 22 clubes.
O Ipswich Town esteve perto de ganhar o Campeonato Inglês em outras duas edições: obteve o segundo lugar em 1980/1981 (Aston Villa campeão) e 1981/1982 (Liverpool campeão).
Na última participação na Premier League, em 2001/2002, o Ipswich encerrou em 18º, com 36 pontos (nove vitórias, nove empates e 20 derrotas), caindo à segunda divisão ao lado de Derby County e Leicester City.
Na edição anterior, em 2000/2001, os Tractor Boys haviam alcançado um honroso quinto lugar, com 66 pontos, que valeu vaga na Copa da Uefa da temporada seguinte. O destaque da equipe naquela circunstância foi o atacante Marcus Stewart, autor de 19 gols.
Elenco atual
O elenco atual do Ipswich é treinado pelo norte-irlandês Kieran McKenna, de 37 anos, ex-auxiliar no Manchester United. A campanha de momento aponta 27 vitórias, 12 empates e apenas seis derrrotas em 45 jogos na EFL Championship.
O atacante de beirada Nathan Broadhead, de 26 anos, é o artilheiro da equipe na Segunda Divisão Inglesa, com 13 gols. Já o líder em assistências é o lateral-esquerdo Leif Davis, de 24 anos, que colaborou com 18 passes para gols.
O time chegou a brigar com o Leicester City pelo título da EFL – na 40ª rodada, a diferença era de apenas um ponto -, mas perdeu força em razão de sequência de quatro partidas sem vitória (três empates e uma derrota).
O Ipswich Town manda seus compromissos no Portman Road, com capacidade para mais de 29 mil espectadores.