PREMIER LEAGUE

Time da Premier League volta à Champions depois de 41 anos

Clube tradicional da Inglaterra e campeão da Champions garante retorno ao principal torneio do continente após quatro décadas
Foto do autor
Compartilhe

O Aston Villa disputará a Champions League na próxima temporada e retorna ao principal torneio europeu após 41 anos. A equipe comandada por Unai Emery confirmou a vaga sem entrar em campo, com a derrota do Tottenham por 2 a 0 para o Manchester City, nessa terça-feira (14/5), pela 37ª rodada do Campeonato Inglês.

O resultado da partida em Londres garantiu a quarta colocação para os Villans a uma rodada do fim da Premier League. O time de Unai Emery tem 68 pontos, contra 63 do Tottenham de Ange Postecoglou, quinto colcoado.

O clube de Birmingham participou de apenas duas edições de Champions. Apesar das poucas aparições, o clube faz parte de uma seleta lista da história da competição.

O Aston Villa conquistou seu único troféu na maior competição do Velho Continente logo na primeira participação, na temporada 1981/82. À época, o torneio era disputado exclusivamente no formato de mata-mata e se chamava Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Na caminhada até a final, os Villans passaram por Valur (Islândia), Dynamo Berlin (antiga Alemanha Oriental), Dínamo de Kiev (antiga União Soviética) e Anderlecht (Bélgica). Na decisão, superaram o Bayern de Munique por 1 a 0.

No ano seguinte, o Aston Villa perdeu nas quartas de final para a Juventus, da Itália. O time inglês havia ganhado de Besiktas (Turquia) e Dínamo Bucareste (Romênia).

Outros quatro clubes conquistaram a Champions na estreia. O primeiro da lista é o Real Madrid, campeão da edição inaugural do torneio, em 1955/56. Completam a lista a Inter de Milão (1963/64), o Celtic (1966/67) e o Nottingham Forest (1978/79).

Compartilhe