
Cria da base do Cruzeiro, o atacante Igor Thiago chegou à Premier League cercado de expectativas. Afinal, o Brentford pagou 31 milhões de libras (R$ 223 milhões na cotação atual) ao Club Brugge, da Bélgica, para contar com o jogador. Foi a contratação mais cara da história do clube inglês.
No entanto, Thiago se machucou antes de estrear oficialmente. Ele sofreu lesão no menisco do joelho direito no amistoso de pré-temporada contra o AFC Wimbledon, da quarta divisão inglesa, em 20 de julho de 2024. O ex-cruzeirense havia marcado dois gols na vitória de sua equipe por 5 a 2.
O brasileiro de 23 anos passou por cirurgia em 31 de julho e retornou aos gramados em 23 de novembro, entrando no segundo tempo do empate por 0 a 0 com o Everton, fora de casa, pela 12ª rodada.
Thiago disputou mais três partidas: saiu do banco contra Leicester (vitória por 4 a 1, em 30/11) e Aston Villa (derrota por 3 a 1, em 4/12) e começou como titular diante do Newcastle (vitória por 4 a 2, em 7/12). Depois, voltou a ficar indisponível por causa de nova enfermidade.

‘Muito azar’
Em 20 de dezembro de 2024, Thomas Frank, técnico do Brentford, explicou que Thiago foi acometido por uma infecção nas articulações. Segundo o treinador dinamarquês, o ex-atacante do Cruzeiro deu “muito azar”, pois se trata de um problema de saúde raro no futebol.
“Não sei como isso aconteceu, mas infelizmente aconteceu. Nós cuidaremos disso, mas não sei quanto tempo levará. Igor tem tido muito azar. O risco de ter uma infecção articular é muito, muito pequeno. Mas aparentemente acontece o oposto quando você é um jogador do Brentford. Em vez de uma chance de dois por cento, é uma chance de 98 por cento”.
Thomas Frank, técnico do Brentford, sobre Thiago
Passados dois meses, Thiago continua afastado das partidas do Brentford, ainda sem previsão de retorno. Apesar de sua ausência, a equipe vai bem na Premier League – chegou a 37 pontos, na 10ª posição, com a goleada por 4 a 0 em cima do Leicester, nesta sexta-feira (21/2). Bryan Mbeumo, camaronês nascido na França, é o artilheiro do elenco, com 15 gols em 26 jogos.
O que é infecção articular?
De acordo com a Sociedade Mineira de Reumatologia, “as doenças articulares infecciosas, conhecidas como artrites infecciosas ou sépticas, são inflamações articulares causadas por infecções de microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos”.
Dor intensa, inchaço e vermelhidão, febre e perda de função são alguns dos sintomas. O tratamento é feito com medicamentos antibióticos, antifúngicos e antivirais, bem como por meio de drenagem articular para remover o pus e reduzir a pressão.
Artilheiro na Bélgica e na Bulgária

Com 1,91m de altura, Thiago atraiu os olhares do Brentford graças à sua grande passagem pelo futebol da Bélgica. Pelo Club Brugge, marcou 29 gols e deu seis assistências em 55 partidas na temporada 2023/24.
No Campeonato Belga (chamado de Jupiler Pro League por razões comerciais), Thiago fez 18 gols em 34 jogos e ajudou a equipe a conquistar o título. O atacante também anotou sete tentos na Conference League (cinco no torneio principal e dois no qualificatório) e quatro na Taça da Bélgica.
Em junho de 2023, o Brugge pagou 7 milhões de euros pelos direitos econômicos de Thiago, que anteriormente atuou pelo Ludogorets Razgrad, da Bulgária. Pelo ex-time, sagrou-se duas vezes campeão nacional, uma da Taça e uma da Supertaça, além de contabilizar 21 gols em 55 apresentações.
Thiago no Cruzeiro

Igor Thiago Nascimento Rodrigues chegou ao Cruzeiro em 2019, aos 17 anos, vindo do Verê Futebol Clube, do Paraná. Em 2020, o jovem fez parte de um inevitável processo de refornulação em consequência do rebaixamento da Raposa à Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o elenco contava com vários garotos do sub-20 em meio à debandada dos experientes.
Em pouco mais de dois anos, Thiago disputou 64 partidas pelo Cruzeiro, marcou 10 gols e deu três assistências. Os lances mais memoráveis do centroavante foram o gol de cabeça contra o Atlético, pelo Campeonato Mineiro de 2020 (derrota por 2 a 1), e o tento na vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, na Série B de 2021, resultado importante para afastar o risco de queda à Série C.
No início de 2022, o Cruzeiro vendeu Thiago ao Ludogorets, da Bulgária, por 700 mil dólares – R$ 3,6 milhões na cotação de dois anos atrás. Na época, torcedores celestes se queixaram os valores da negociação, visto que o atacante começava a deslanchar com a camisa do clube e vinha atuando bem ao lado de Edu e Vitor Roque.