FUTEBOL INTERNACIONAL

Torcedor do Manchester United é banido de estádios por quatro anos

James White, de 33 anos, foi proibido de entrar em estádios de futebol na Inglaterra por ter debochado da tragédia de Hillsborough
Foto do autor
Compartilhe

Um torcedor do Manchester United foi proibido de entrar em estádios de futebol por ter utilizado, durante a final da Copa da Inglaterra, uma camisa com uma frase que debochava da tragédia de Hillsborough.

O torcedor tinha sido detido depois do jogo, no dia 3 de junho, em que o United foi derrotado pelo Manchester City por 2 a 1 no estádio de Wembley.

A camisa tinha o número 97, em alusão ao número de torcedores do Liverpool – rival histórico do Manchester United – que morreram pisoteados no estádio de Hillsborough em 1989, na maior tragédia já ocorrida no futebol inglês. Junto ao número, lia-se a frase “Not enough” (“Insuficiente”, em tradução livre).

Fotos desse torcedor e sua camisa foram rapidamente divulgadas nas redes sociais e denunciadas à polícia, que conseguiu localizar o homem: trata-se de James White, de 33 anos.

Em um primeiro momento, White declarou à polícia que a camisa era uma homenagem a seu avô, falecido aos 97 anos, e que a frase se referia ao fato de ele não ter tido filhos suficientes.

No tribunal de Willesden, no entanto, ele se declarou culpado por ter usado “uma inscrição ameaçadora e ofensiva, suscetível de constituir um ataque ou provocar medo e angústia”.

James White não poderá comparecer a nenhum jogo de futebol oficial durante quatro anos e terá que pagar 1,5 mil libras (R$ 9,2 mil na cotação atual) como multa e gastos judiciais.

Compartilhe