Quando se fala em ‘goleiro brasileiro do Liverpool’, o nome que todos pensam é ‘Alisson Becker’. Contudo, um outro guarda-redes nascido no Brasil tem se destacado no clube inglês e promete ser forte candidato a sucessor do titular da Seleção Brasileira. Recentemente, o jovem foi comparado ao lendário Taffarel, ex-Atlético e herói do tetra canarinho.
Seu nome é Marcelo Pitaluga. Aos 20 anos, o atleta tem chamado atenção de grandes craques da equipe profissional do gigante inglês.
Em treino no CT do Liverpool nessa quinta-feira (31/8), Pitaluga fez duas grandes defesas em chutes do zagueiro holandês Van Dijk e do atacante egípcio Mohamed Salah.
Após os ‘milagres’ do brasileiro, o defensor e capitão do Liverpool se rendeu ao jovem goleiro, chamando-o de “The young Taffarel” (o novo Taffarel).
A trajetória de Marcelo Pitaluga
Cria do Fluminense, Pitaluga chegou ao Liverpool em outubro de 2020, aos 17 anos. O goleiro sequer atuou profissionalmente pelo clube carioca.
À época de sua venda, Marcelo já tinha subido do sub-17 para o sub-20 do tricolor e se firmado como o titular da posição na categoria. Pouco antes, em 2019, venceu o Mundial sub-17 pela Seleção Brasileira
Comprado pelo Liverpool por 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões na cotação atual), com mais 1 milhão de euros em bônus, o goleiro é visto como uma joia pelo clube desde sua contratação.
Pelo clube inglês, Marcelo Pitaluga já disputou partidas nas categorias sub-23, sub-21 e sub-18. Chegou até a ficar no banco em quatro jogos da equipe profissional.
No meio de 2022, o ex-Fluminense foi emprestado ao Macclesfield FC, time da Northern Premier League Division One West, equivalente à oitava divisão inglesa. Lá, teve a oportunidade de jogar sua primeira partida como profissional. Em março de 2023, retornou ao Liverpool.
Pitaluga treina com o time principal dos ‘Reds’ e é cotado como possível sucessor de Alisson, ídolo da torcida e um dos maiores goleiros da história do clube.
Hoje, jovem é considerado o terceiro reserva de seu compatriota, atrás do escocês Kelleher e do espanhol Adrián. Perto de completar 21 anos, Pitaluga se prepara para, no futuro, estar apto a substituir o goleiro titular da Seleção Brasileira na baliza de Anfield Road.