Chegou ao fim a passagem de Ruben Amorim pelo Manchester United. Nesta segunda-feira (5/1), o clube inglês anunciou a demissão do treinador após 14 meses de trabalho.
A decisão foi tomada após o empate da equipe por 1 a 1 com o Leeds United, no último domingo (4/1), pela Premier League. Após o jogo, Amorim fez críticas à diretoria do clube, reclamando do rótulo de “head coach” e exigindo ser tratado como um “manager”. Ele queria mais autonomia do departamento de futebol.
Com a saída do português, o United será dirigido por Darren Fletcher, atual treinador da categoria sub-18. Ele estará à frente do time já nesta quarta-feira, no embate contra o Burnley, às 17h15 (de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Inglês.
Passagem frustante
A passagem de Ruben Amorim pelo Manchester United começou sob alta expectativa, mas terminou de forma frustrante.
O técnico foi contratado do Sporting em novembro de 2024 e chegou a levar o time à final da Liga Europa, mas perdeu a decisão para o Tottenham. Além disso, com ele no comando, a equipe terminou a última edição da Premier League na pior colocação de sua história: 15º lugar, com 42 pontos.
Na atual temporada, embora faça uma campanha superior, a pressão aumentou. Isso porque o clube gastou cerca de 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão) na última janela. Mesmo assim, o United não engrenou.
O agora ex-time de Ruben Amorim ocupa a sexta posição da tabela do Inglês, com 31 pontos.