Campeão da Copa do Mundo pela Seleção Espanhola em 2010, o ex-meia Cesc Fàbregas embarcou em um novo desafio na carreira: ser treinador de futebol. Contudo, o espanhol não tem permissão oficial da Uefa para desempenhar a função. E, mesmo assim, está perto de um feito histórico pelo Como, da Série B da Itália.
Ex-Barcelona, Arsenal e Chelsea, Fàbregas chegou ao clube italiano na temporada 2022/23. Atuou em 17 partidas e se aposentou. Naquele momento, decidiu manter a forma física treinando com a equipe sub-19 do Como.
Foi quando tudo mudou. Poucos meses após pendurar as chuteiras, Fàbregas foi convidado a assumir o cargo de treinador do time principal no lugar do demitido Moreno Longo. O ex-jogador espanhol prontamente aceitou.
Fàbregas não tem licença para trabalhar
Mas havia um grande problema. Fàbregas não tinha a licença de treinador e, portanto, era proibido de assumir o cargo. Acionada, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) concedeu uma permissão para que o ex-meia ficasse na função ao longo de um mês.
Rapidamente, o Como começou a jogar bem e a entender as ideias de Fàbregas. Um mês depois, porém, a licença se encerrou. E agora? Como “demitir” um técnico que estava indo tão bem?
A diretoria do Como, então, resolveu contratar o técnico Osian Roberts, devidamente licenciado, para assumir oficialmente o cargo. É ele quem assina as súmulas e está registrado como treinador do time. Porém, na prática, quem comanda o elenco ainda é Fàbregas.
Fàbregas busca feito histórico
Nos últimos anos, o Como tem sido um time de meio de tabela da Série B italiana. As coisas só mudaram depois que Fàbregas assumiu o comando.
Atualmente, o time está na segunda colocação da competição, com 72 pontos – três a menos que o campeão Parma. Apenas os dois melhores asseguram o acesso automático à Série A.
O terceiro colocado é o Venezia, que tem 70 pontos e luta com o Como pela segunda vaga direta na elite italiana. Falta uma rodada para o fim da competição.
Na partida derradeira, o Como recebe o Cosenza neste sábado (10/5), às 15h30 (de Brasília). Já o Venezia visita o Spezia, no mesmo dia e horário.
Se vencer, o Como garante a vaga na elite sem depender do resultado do rival. Seria o retorno do time à Série A após mais de duas décadas. Um feito histórico.
Fàbregas é um dos acionistas do Como
A alegria de Fàbregas no fim de semana pode ser dupla com o eventual acesso do Como. Além de técnico, o ex-jogador é um dos acionistas do clube ao lado do também ex-jogador francês Thierry Henry, campeão do mundo em 1998.