FUTEBOL INTERNACIONAL

Clube que joga em cidade onde não há carros briga pelo acesso na Europa

Terceiro colocado na temporada regulamentar da Série B, Venezia participa dos playoffs e tenta subir à elite da Itália
Foto do autor
Compartilhe

O Venezia segue na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Italiano da próxima temporada. O time do Vêneto tem história modesta no cenário nacional, mas ganha os holofotes por estar sediado em um dos principais pontos turísticos do continente.

O clube italiano por pouco não conseguiu o acesso direto à Série A italiana na atual temporada. Os Leoni Alati terminaram em terceiro, com 70 pontos – três a menos que o Como treinado pelo espanhol Cesc Fàbregas. No entanto, o Venezia segue na briga pela última vaga na elite via playoff.

A equipe comandada por Paolo Vanoli saiu na frente nas semifinais ao vencer o Palermo por 1 a 0, no Estádio Renzo Barbera. O Venezia decide a vaga na final do playoff nesta sexta-feira (24/5), no Estádio Pierluigi Penzo, às margens do Mar Adriático.

Além de contar com o apoio da torcida, o Venezia tem o artilheiro do campeonato. O atacante finlandês Joel Pohjanpalo balançou as redes 22 vezes na Série B Italiana e pode ser trunfo para equipe na busca pelo acesso.

Veneza: a cidade onde não transita carros

Veneza é conhecida pelos seus canais e passeios de gôndolas – uma espécie de embarcação típica da região -, vaporettos e barcos. Pelo alto nível das águas, a cidade inteira é interligada por pontes, não sendo permitida a circulação de veículos tradicionais como carros e motos.

O local por vezes é tomado pelas águas do Mar Adriático em períodos em que a maré sobe além do previsto, em um fenômeno conhecido como ‘Acqua Alta’. Nessas épocas, as partes mais baixas de imóveis da cidade chegam a ficar submersas.

Veneza também ganha fama pelo carnaval caracterizado por máscaras e trajes extravagantes. A festividade de grande valor histórico é realizada desde o século 11. À época, o evento marcava o início da quaresma e permitia que pessoas de todas as classes sociais interagissem de maneira anônima.

Venezia nos gramados: moda e futebol

O importante centro cultural na Europa é a sede do Venezia, que tem ganhado espaço internacional na venda de camisas, com modelos que fogem do convencional no futebol.

A equipe italiana firmou parceria com a Fly Nowhere – marca de moda de Nova York – para a produção dos uniformes de jogo. O Venezia também mudou de escudo em 2022, seguindo a tendência minimalista adotada nos últimos anos nos times de futebol.

Compartilhe