Ex-técnico do Atlético, o argentino Jorge Sampaoli está sem clube desde que deixou o Flamengo, em setembro de 2023. No entanto, um momento de instabilidade do Genoa, clube italiano que está próximo de repatriar o atacante Mario Balotelli, pode ser a oportunidade que ele precisava para voltar à beira do gramado.
Segundo o jornalista Diogo Dantas, do Uol, Sampaoli recebeu uma oferta oficial para comandar Genoa. O treinador também é alvo do Santos para 2025, caso se confirme o retorno do Peixe à Série A do Campeonato Brasileiro.
Com apenas uma vitória em sete partidas nesta temporada do Campeonato Italiano, o Genoa está na 18ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento. Além disso, a equipe caiu precocemente nos 16 avos de final da Copa Itália, eliminada nos pênaltis para a arquirrival Sampdoria, que está na Segunda Divisão.
Na última partida, o Genoa sofreu uma dura goleada para a Atalanta, por 5 a 1. A crise tem ameaçado o futuro do técnico Alberto Gilardino, que comanda o clube desde 2022.
Genoa pode repatriar Balotelli
Além de um novo técnico, o clube genovês pode trazer um reforço conhecido do futebol italiano. Segundo o jornal argentino Olé, o atacante Mario Balotelli “parece ter tudo preparado para chegar ao clube”
Ele está sem clube desde o fim da última temporada europeia, que disputou pelo Adana Demirspor, da Turquia, e anotou sete gols e uma assistência em 16 jogos.
Grande promessa do futebol italiano na virada dos anos 2000 para 2010, Balotelli também defendeu Inter de Milão, Manchester City, Milan, Liverpool, Nice, Olympique de Marseille, Brescia, Monza e FC Sion.
Além do talento, o atacante chamava atenção pelas polêmicas, envolvendo brigas com técnicos, companheiros de equipe e fotógrafos. Balotelli também esteve vinculado a controvérsias sobre festas e bebidas.
Sampaoli no Atlético
Jorge Sampaoli chegou ao Atlético em março de 2020, logo após o time ser eliminado na Copa do Brasil pelo modesto Afogados. O técnico comandou o Galo em 45 jogos, todos eles sem torcida no estádio devido à pandemia de COVID-19.
Em fevereiro de 2021, Sampaoli – que tinha contrato até o final do ano – pediu demissão para assinar com o Olympique de Marseille, da França.
Nas 45 partidas em que esteve à frente do Atlético, o argentino somou 26 vitórias, nove empates e 10 derrotas.
Sampaoli conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e garantiu a classificação direta do Atlético para a fase de grupos da Copa Libertadores 2021 ao terminar em terceiro lugar no Brasileiro de 2020 – a apenas três pontos do Flamengo, campeão.