FUTEBOL INTERNACIONAL

Juventus sofre punição e perde 10 pontos no Italiano

A Juventus é acusada de manipular os valores reais das transações e dos resultados em seus balanços financeiros.
Foto do autor
Compartilhe

A Juventus foi punida com a perda de 10 pontos na Serie A do Campeonato Italiano. A sanção foi determinada pela Corte Federal de Apelação da Federação Italiana de Futebol (FIGC), referente ao processo “plusvalenze”.

A Velha Senhora é acusada de manipular os valores reais das transações e dos resultados em seus balanços financeiros.

Com esta nova decisão da justiça desportiva italiana, o time de Turim cai da segunda para a sétima posição na Serie A, cinco pontos atrás do Milan, que fecha a zona de classificação da Champions League.

O escândalo

A Juvetus tinha sido punida no dia 20 de janeiro com a retirada de 15 pontos por ter reduzido artificialmente seus prejuízos superfaturando a venda de alguns jogadores entre 2018 e 2021.

Em abril, o clube não conseguiu a anulação pura e simples da sanção, mas convenceu os juízes do Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano (Coni), a mais alta instância da justiça desportiva na Itália, a devolver o caso ao tribunal de apelação da Federação Italiana de Futebol, para que fosse reexaminado.

O Colégio confirmou “uma alteração voluntária e repetida dos documentos contábeis” por parte da Juventus, embora tenha retirado a punição até o esclarecimento sobre o envolvimento de alguns ex-dirigentes do clube, como o ex-vice-presidente Pavel Nedved, que nesta última audiência foi absolvido.

Compartilhe