Líder do Grupo D da segunda fase do Módulo II do Campeonato Mineiro, com sete pontos, o Aymorés tem no elenco um jogador estrangeiro, mas com nome de brasileiro. Trata-se do atacante haitiano Garrinsha Estinphile, de 22 anos.
Batizado assim em homenagem ao ex-jogador Garrincha, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira (1958 e 1962), o haitiano chegou ao Brasil em 2019, por meio do Pérolas Negra, time que existe no Rio de Janeiro e no Haiti, ligado à ONG Viva Rio
“As pessoas perguntam se é em homenagem ao Garrincha mesmo. Alguns não acreditam e acham que é apelido. É legal. Já vi muitos vídeos do Garrincha e acho incrível a habilidade que ele tinha”, contou o jogador em entrevista ao uol, em 2023.
Apesar de no Haiti as línguas mais faladas serem francesas e o crioulo haitiano, os quase cinco anos de Brasil fizeram o atleta aprender o português de forma fluente.
“Foi muito difícil porque eu não sabia falar coisa alguma em português quando cheguei ao Brasil. Mas me dediquei bastante e usei também as redes sociais para poder aprender mais.”
Garrinsha, atacante do Aymorés
Garrinsha no futebol brasileiro
Garrinsha participou do principal título do Perólas Negras, clube fundado no Brasil em 2016 – no Haiti, a equipe está em atividade desde 2009. Em 2021, o time conquistou a Copa Rio ao vencer o Maricá, nos pênaltis, por 7 a 6.
No ano seguinte, o atacante jogou por outras duas equipes além do Pérolas Negras: São Bernardo-SP e Sampaio Corrêa-RJ. Ao todo, ele disputou 33 partidas e marcou três gols.
Em 2023,o haitiano retornou ao Pérolas. Como a equipe não tem divisão nacional, ele fez apenas 13 jogos pela Série B1 do Campeonato Carioca, tendo contribuindo com um gol e uma assistência.
Nesta temporada, Garrinsha foi emprestado ao Penapolense-SP, entre janeiro e março, antes de vestir a camisa do Aymorés. No clube mineiro, pelo qual estreou em maio, o atacante entrou em campo 10 vezes e balançou as redes em uma oportunidade.
Assista ao gol marcado por Garrinsha pelo Aymorés:
Aymorés no Módulo II do Campeonato Mineiro
O Aymorés terminou a primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro na segunda posição do Grupo A, com 13 pontos. Líder do Grupo D da segunda fase, o time já está praticamente garantido na final – a equipe de Garrinsha soma sete pontos, enquanto o segundo colocado Mamoré tem dois, e o terceiro North conquistou apenas um.
Neste sábado (20/7), North e Aymorés se enfrentam no Estádio José Maria Melo, a partir das 15h. Em caso de empate, o clube de Ubá confirma a vaga na decisão.
No outro grupo, estão Betim, URT e Valério.