O Módulo 2 do Campeonato Mineiro confirmou os promovidos à elite após a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva sobre a tentativa do Patrocinense de impugnar o jogo contra o North.
Por unanimidade, o TJD-MG rejeitou o pedido e manteve o resultado de 2 a 1 favorável ao North. As equipes se enfrentaram no dia 19 de julho (sábado), na Arena Credinor, em Montes Claros, no Norte de Minas.
O Patrocinense argumentava ter sido prejudicado por um apito que fez os jogadores pararem no lance do primeiro gol do North. No entanto, o árbitro Paulo César Zanovelli não foi o autor da sinalização sonora e não descreveu a interferência na súmula.
O meia-atacante Renato deu sequência à jogada, driblou o goleiro do Patrocinense e balançou a rede para o North aos sete minutos do segundo tempo. Com a sentença proferida pelo TJD, prevaleceu o placar dentro de campo.
Os promovidos à elite
O North terminou o grupo D do triangular do Módulo 2 na liderança, com oito pontos, e subiu à elite do Campeonato Mineiro ao lado da URT, líder da chave C, com nove.
Na primeira fase, disputada por 12 equipes separadas em dois grupos, North e URT tiveram campanhas parecidas. Ambos somaram 16 pontos (quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas) e ficaram em segundo em suas chaves.
Por ter obtido melhor saldo de gols (4 a 3), o North, integrante do grupo B, ficou à frente da URT, membro da chave A, na classificação geral do Módulo 2.
Nesse sentido, a equipe de Montes Claros tem a vantagem de jogar a segunda partida da final dentro de casa. A Federação Mineira ainda divulgará datas e horários dos confrontos de ida e volta da decisão.
As equipes do Mineiro de 2026
North e URT se juntam a Atlético, América, Tombense, Cruzeiro, Athletic, Uberlândia, Betim, Democrata-GV, Itabirito e Pouso Alegre no principal escalão do futebol mineiro em 2026.
Os rebaixados à terceira divisão
Enquanto North e URT celebraram a ascensão à elite do Campeonato Mineiro de 2026, Varginha e Nacional de Muriaé amargaram a queda para o terceiro nível estadual (denominado Campeonato Mineiro – Segunda Divisão).
Os times do Módulo 2
Eliminados nos triangulares, Patrocinense, Mamoré, Ipatinga e Democrata-SL jogarão o Módulo 2 em 2026, assim como Uberaba, Caldense, Valeriodoce e Guarani, que se despediram na primeira fase, e Aymorés e Villa Nova, rebaixados do Módulo 1.
Os dois clubes restantes sairão do Campeonato Mineiro – Segunda Divisão, cujos participantes são Boston City, Coimbra, Inter de Minas, Novo Esporte, Serranense, Tupi, União Luziense, Boa Esporte, Essube, Juventus, Nacional de Uberaba, Paracatu e Passos.