Os clubes do Módulo 2 do Campeonato Mineiro de 2026 participaram do conselho técnico da competição nesta quinta-feira (4/2). A principal novidade foi a mudança no sistema de disputa. Confira abaixo:
Como foi em 2025?
- Os 12 clubes foram divididos dois grupos de seis e se enfrentaram em turno e returno (10 rodadas);
- Os três mais bem colocados de cada chave se classificaram à segunda fase, enquanto os dois times que terminaram na lanterna caíram para o Campeonato Mineiro Segunda Divisão (terceiro nível do futebol profissional em Minas)
- Os seis times qualificados foram distribuídos em dois grupos. Após quatro rodadas, o primeiro de cada chave avançou à decisão.
- Os finalistas duelaram em partidas de ida e volta para definir o campeão. Ambos subiram ao Módulo 1 de 2026 (North e URT).
Como será em 2026?
- Os 12 clubes serão divididos dois grupos de seis e se enfrentarão em turno e returno (10 rodadas);
- Os quatro mais bem colocados de cada chave (8 equipes ao todo) avançarão às quartas de final; já os times que terminarem em último lugar cairão para a terceira divisão;
- Os vencedores das quartas de final vão às semifinais;
- Os ganhadores das semifinais serão promovidos ao Módulo 1 e medirão forças na decisão;
Vantagem só até a semifinal
De acordo com a FMF, haverá vantagem do empate para as equipes de melhor campanha na primeira fase somente nas quartas de final e nas semifinais.
Na decisão, em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, o campeão será definido nos pênaltis.
Grupos e datas
A FMF separou os grupos do Módulo 2 de acordo com a proximidade geográfica dos times. A competição começará em 30 de maio e terminará em 15 de agosto.
- Grupo A: Boa, Caldense, Guarani, Mamoré, Patrocinense e Uberaba.
- Grupo B: Aymorés, Coimbra, Democrata de Sete Lagoas, Ipatinga, Valeriodoce e Villa Nova.