
O torcedor do Ipatinga voltou a comemorar uma vitória depois de quase um ano nessa terça-feira (13/5), quando o clube bateu o North, por 2 a 0, pela terceira rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro. O resultado representou somente o 10º triunfo do Tigre em três anos.
Antes de vencer a equipe de Montes Claros, o Ipatinga tinha saído vitorioso de campo pela última vez em 6 de julho de 2024, quando superou o Democrata-SL, também por 2 a 0, pela 12ª rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Depois disso, foram mais dois jogos (um empate e uma derrota) antes da eliminação na competição.
Com o encerramento da participação na Quarta Divisão, o Tigre só voltou a atuar oficialmente pelo Módulo II desta temporada. Foram duas derrotas antes de bater o North na terceira rodada.
O resultado deu três pontos ao time do Vale do Aço e o fez subir para a quinta posição. Entretanto, o Nacional de Muriaé ainda joga na rodada e pode recolocar o Ipatinga na lanterna caso vença o Democrata-SL nesta quarta-feira (14).
Ipatinga só venceu 10 jogos desde 2023
Desde 2023, quando retornou à elite do futebol mineiro, o Ipatinga fez 37 partidas – 20 pela primeira divisão estadual, 14 pela Série D e três pelo Módulo 2.
Em 27 delas, o Tigre deixou o gramado sem a vitória – ao todo, são 10 triunfos, nove empates e 18 derrotas.
2023 (Campeonato Mineiro)
- Jogos: 8
- Vitórias: 2
- Empates: 3
- Derrotas: 3
2024 (Campeonato Mineiro e Série D)
- Jogos: 26
- Vitórias: 7
- Empates: 6
- Derrotas: 13
2025 (Módulo 2)
- Jogos: 3
- Vitórias: 1
- Derrotas: 2
Ipatinga já foi clube sensação de Minas Gerais
Fundado em 1998, o Ipatinga viveu grandes momentos a partir da segunda metade dos anos 2000. Em 2005, conquistou o Campeonato Mineiro e, no ano seguinte, foi vice estadual. Na mesmo temporada, chegou à semifinal da Copa do Brasil.

Nacionalmente, o grande feito foi alcançado em 2007, quando o Tigre terminou a Série B do Brasileiro em segundo lugar e, consequentemente, conquistou vaga na Primeira Divisão.
A experiência na elite durou pouco, já que o clube foi rebaixado na lanterna do Brasileirão de 2008, com 35 pontos (nove vitórias, oito empates e 21 derrotas). Desde então, o Ipatinga não conseguiu repetir os sucesso daqueles anos.
Problemas financeiros e jurídicos mantiveram o clube na sombra por mais de 20 anos. Em 2023, disputou o Módulo I do Campeonato Mineiro e encerrou na nona posição. Já em 2024, além do Estadual, jogou a Série D – após herdar a vaga do Athletic, que havia subido para a Terceira Divisão no ano anterior.
Entretanto, resultados ruins foram a tônica do quadricolor na temporada. A equipe caiu para o Módulo II do Mineiro e não conquistou vaga para o mata-mata na Série D. Assim, o Ipatinga não tem divisão nacional em 2025.