CAMPEONATO MINEIRO

Mineiro 2024 terá nove dos 12 clubes na disputa do Campeonato Brasileiro

Campeonato Mineiro deve começar em janeiro; dos 12 times do Estadual, nove vão disputar o Campeonato Brasileiro em 2024

Compartilhe
google-news-logo

O Campeonato Mineiro ainda não tem data definida para começar, mas deve iniciar em janeiro. Dos 12 clubes do torneio, nove vão disputar o Campeonato Brasileiro. Mesmo que a temporada ainda não tenha chegado ao fim, as quatro divisões terão representantes.

Apenas três times não possuem divisão: Uberlândia, Itabirito e Patrocinense. Os dois primeiros subiram do Módulo II e garantiram vaga na elite do Estadual em 2024. Já o terceiro esteve nos playoffs do rebaixamento do Mineiro de 2023 e caiu nas oitavas de final da Série D para a Portuguesa-RJ.

Das nove equipes garantidas em diferentes divisões do Brasileiro, duas ainda brigam contra queda. O Cruzeiro está na luta para permanecer na Série A, enquanto o Tombense tem como objetivo ficar na B.

Atlético

O Atlético ainda sonha com título da Série A. A equipe está em 6° lugar, com 57 pontos – cinco de distância do líder Palmeiras. Contudo, a conquista de uma vaga direta na Copa Libertadores 2024 é o principal objetivo do clube, que é o atual campeão Mineiro.

Cruzeiro

Na Série A, o Cruzeiro está na briga contra o rebaixamento à B. Na 16ª posição – a primeira fora do Z4 –, o time tem 41 pontos, três a mais que o Bahia, 17º colocado.

No Mineiro de 2023, a Raposa foi eliminada pelo América na semifinal.

América

O América já está despromovido à Série B do Brasileiro. Com péssima campanha na competição nacional, o time caiu com cinco rodadas de antecedência.

Pelo Mineiro, o Coelho foi à final, mas acabou derrotado pelo Atlético.

Tombense

O Tombense luta contra o rebaixamento à Série C. Na 17ª posição, com 37 pontos, dois de diferença para a Ponte Preta, que tem 39, a equipe busca gás na reta final da Série B para escapar da degola.

Este ano, o time de Tombos levou o Troféu Inconfidência, competição entre os clubes que terminarem a primeira fase do Campeonato Mineiro do quinto ao oitavo lugar geral.

Athletic

O Athletic fez campanha histórica na Série D este ano. O Esquadrão de Aço foi até a semifinal da competição e garantiu vaga na Série C de 2024.

Além disso, o clube de São João del-Rei alcançou a semifinal do Mineiro em 2023, caindo para o Atlético.

Pouso Alegre

Vice-campeão da Série D em 2022, o Pousão participou da Série C deste ano e terminou na lanterna. Com campanha abaixo do esperado, a equipe do Sul/Sudoeste do estado estará novamente no quarto escalão do futebol nacional em 2024.

No Mineiro, o Pouso Alegre disputou a semifinal do Troféu Inconfidência.

Villa Nova

O Villa Nova jogará a Série D em 2024. No início deste ano, o clube recusou a vaga na Quarta Divisão – e o Patrocinense herdou.

Para a próxima temporada, os planos são diferentes. A equipe de Nova Lima busca se reestabelecer no futebol mineiro, bem como crescer no cenário nacional.

Pelo Mineiro, em 2023, o Leão do Bonfim foi à final do Troféu Inconfidência e perdeu para o Tombense.

Democrata-GV

O Democrata-GV disputou a Série D este ano, mas caiu ainda na segunda fase. Em 2024, será novamente um dos 64 clubes na briga pelo caneco da Quarta Divisão.

No Mineiro de 2023, a Pantera esteve na semifinal do Troféu Inconfidência, mas foi eliminada pelo Villa Nova.

Ipatinga

Nono colocado no Mineiro de 2023, o Ipatinga herdou vaga na Serie D de 2024 graças ao acesso do Athletic à C.

Compartilhe
google-news-logo