O presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, anunciou que clubes do interior receberão estímulos financeiros para a modernização dos estádios. O programa entra em vigor no Campeonato Mineiro de 2024 e vai distribuir R$ 1 milhão.
“A Federação decidiu criar um fundo no valor de R$ 1 milhão que será destinado aos clubes que mandam jogos em seus estádios no interior. O clube vai realizar melhorias em seu estádio. Em um primeiro momento, estamos focando em gramados, vestiários, iluminação e arquibancadas”, iniciou o dirigente, na reunião arbitral que definiu os moldes do Estadual do próximo ano.
“Quando o campeonato tiver início, a Federação e os clubes visitantes farão uma avaliação das condições do estádio. Ao término da primeira fase, aqueles clubes melhor avaliados, receberão um montante maior desse fundo. Os clubes menos avaliados, receberão um percentual menor. Quem realizar algum tipo de melhoria, receberá uma contrapartida por parte da federação”, explicou Aro.
“A Federação vem, a cada ano, tentando melhorar as condições de jogo. No último ano, começamos a pegar os gramados que não atendem as qualidades necessárias a 30 dias do início do campeonato. Vamos manter essa iniciativa, mas queremos incentivar os clubes a melhorar. A médio e longo prazo, a ideia é criar um selo de infraestrutura. Entendemos as limitações e sabemos que um clube não consegue fazer isso da noite para o dia, por isso estamos criando esse incentivo. Essa é a grande novidade”, concluiu.
Campeonato Mineiro de 2024
Em reunião com os clubes participantes, a Federação Mineira de Futebol definiu, nesta terça-feira (28/11), terá o mesmo da temporada passada.
Os 12 clubes foram divididos em três grupos. América, Atlético e Cruzeiro são os cabeças de chave.
O Estadual o será disputado de 20 de janeiro a 7 de abril.