ITABIRITO

Ex-América e Cruzeiro aposta no Itabirito para impulsionar volta ao Brasil

Formado nas categorias de base do América e campeão pelo Cruzeiro, Bryan Garcia escolheu o Itabirito em seu retorno ao futebol brasileiro

O Itabirito vai disputar a elite do Campeonato Mineiro pela primeira vez em sua história. Para a temporada de estreia, o clube aposta no retorno do lateral Bryan Garcia ao futebol brasileiro. Após quase cinco temporadas no exterior, o ex-América e Cruzeiro espera alavancar a carreira no time da Região Central.

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, Bryan diz que pretende fazer boa campanha com o Gato no Estadual para, no segundo semestre, voltar a um clube da Série A do Campeonato Brasileiro.

“Ainda desejo jogar uma Série A. Voltei ao Brasil para fazer um ótimo Mineiro pelo Itabirito e almejar lugares maiores. Voltar a disputar o Brasileirão, que é o sonho de qualquer jogador”, afirmou.

Revelado pelo América no começo da década passada, o lateral-esquerdo surgiu com bastante expectativa. Foi emprestado ao português Benfica nos primeiros anos de profissional. Mas acabou não se firmando na Europa.

De volta ao Brasil, jogou por Portuguesa e Ponte Preta antes de chegar ao Cruzeiro, entre 2016 e 2018. Bryan também atuou por Vitória e CRB antes de sair, mais uma vez, do país. Jogar no exterior era um de seus sonhos, destacou.

Em 2020, ele chegou no Alashkert FC, da Armênia. No ano seguinte, se aventurou no futebol do Cazaquistão. No futebol asiático, jogou por Atyrau, FC Astana e FK Aksu.

Bryan defende que, apesar do que muitos podem pensar, o nível de competividade nos campeonatos desses locais é alto. Ele acredita que o desconhecimento pode fazer com que as pessoas tenham visões deturpadas sobre esses países.

“Eu tinha um desejo, queria sair um pouco do Brasil. Em 2019, quando acabou meu contrato com o Cruzeiro, fui para o CRB e disputei meu último Campeonato Brasileiro. Depois, foquei em jogar fora. Fui para a Armênia, logo em seguida veio a pandemia, depois fui para o Cazaquistão, que é um mercado até melhor. Cheguei a jogar playoffs de Liga dos Campeões e Liga Europa, é um mercado muito bom. A gente aqui no Brasil desconhece um pouco, acho que tem até um preconceito por pensar que é um ‘país de guerra’, não tem nada a ver”, declarou.

Por que o Itabirito?

Campeão mineiro e de Copa do Brasil, Bryan poderia ter escolhido outros destinos em vez do Itabirito em seu retorno ao Brasil. O jogador, entretanto, foi seduzido pelo projeto do clube, que vive ascensão no estado. Fundado em maio de 2022, saiu da Terceira Divisão do Estadual para a elite.

“É um clube que não tem nem dois anos (de existência) e está na Primeira Divisão. Dá para ver que é sério. A estrutura que estão nos oferecendo é do mesmo nível de Cruzeiro e América, só não posso dizer que é a mesma coisa porque ainda não temos centro de treinamento. O presidente é muito correto, o grupo que foi formado é excepcional”

Bryan Garcia

O lateral comemora o fato de o time mandar os jogos em um estádio que ele conhece bem: “Acho que encaixou tudo certinho. Itabirito está treinando dentro de casa. Sou de Belo Horizonte, vamos jogar no Independência, onde posso falar que é minha segunda casa, pela história que tenho”.

Quando fala sobre fazer um “ótimo mineiro” pelo Gato, Bryan Garcia pensa alto. A ideia entre os jogadores é avançar ao mata-mata – passam quatro dos 12 times que disputam o torneio.

“Nossa meta é nos classificarmos. Respeitando todo mundo, humildezinho como o Itabirito chegou, mas por tudo que temos trabalhado, pelo grupo que foi formado, nosso desejo é pontuar o máximo possível nos oito primeiros jogos.”

Referência para o grupo

O lateral é um dos jogadores mais experientes do elenco azul-grená. Aos 31 anos, é um dos poucos que acumula passagens por grandes clubes e títulos de expressão. Bryan não se esconde o papel de liderança e se sente preparado para ser exemplo aos mais novos.

“Claro que fico como uma referência, tanto para o Itabirito, que é um clube novo, quanto para os jogadores novatos. Isso é automático, eu levo do jeito que tem de ser levado. Vou dar meu melhor para ajudar o Itabirito”, finalizou.

Bryan Garcia em América e Cruzeiro

Bryan Garcia foi formado nas categorias de base do América e lançado no profissional em 2012. No alviverde, permaneceu até 2016, com empréstimos para Benfica, Portuguesa e Ponte Preta no período. Ele foi peça-chave do Coelho na conquista do Campeonato Mineiro em 2016. Ao todo, foram 90 partidas e oito gols marcados.

O primeiro time do qual o lateral vestiu a camisa após se desvincular do América foi o Cruzeiro. Ele chegou à Raposa na metade de 2016 e permaneceu até o fim do ano seguinte, participando da campanha vitoriosa na Copa do Brasil. Bryan foi emprestado ao Vitória em 2018, ano em que o contrato com a equipe celeste chegou ao fim.

Itabirito no Campeonato Mineiro

O Itabirito está no Grupo A do Campeonato Mineiro, juntamente com Cruzeiro, Ipatinga e Tombense. Como manda o regulamento, equipes da mesma chave não se enfrentam. Dessa forma, o Gato jogará contra: Atlético, Pouso Alegre, Uberlândia, Vila Nova, América, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense.

A estreia será na próxima quarta-feira (24/1), contra o Democrata, no Mamudão, a partir das 20h30.

Compartilhe