ATHLETIC

Ex-Cruzeiro aposta em retorno a Minas após passagem pela Europa

Wallisson retorna ao Athletic após dois anos da passagem que terminou com a classificação à semifinal do Campeonato Mineiro
Foto do autor
Compartilhe

O volante Wallisson, que se destacou no Campeonato Mineiro de 2022 pelo Athletic, retorna à equipe de São João del-Rei para a disputa do Estadual desta temporada.

Em entrevista ao No Ataque, o jogador comentou sobre as diferenças que encontrou no Esquadrão de Aço em relação à primeira passagem, o período recente na Europa e os bastidores da negociação do retorno ao Brasil. A reportagem também enviou uma pergunta sobre o controverso período no Cruzeiro, que foi vetada pela assessoria de comunicação do Athletic, sem que o jogador tivesse a chance de respondê-la.

Em 2022, na primeira passagem de Wallisson pela Região Central, o alvinegro disputava apenas o Campeonato Mineiro. Em campanha histórica, a equipe se classificou à semifinal do torneio e, consequentemente, garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

A campanha no Estadual se repetiu em 2023 e, nacionalmente, o clube garantiu vaga na Terceira Divisão. O volante comentou sobre a mudança de patamar.

“Chego com muito foco, para somar com os meus companheiros. Se Deus quiser vamos conquistar nossos objetivos. O clube hoje é ainda melhor do que era em 2022, mais estruturado, com objetivos maiores”, disse.

Depois de deixar o Athletic, o atleta de 26 anos passou pela Ponte Preta, onde se destacou na Série B, despertando interesse do Cruzeiro. O período em Belo Horizonte foi curto. Devido a problemas extracampo, ele foi vendido ao Moreirense, de Portugal, no segundo semestre de 2023.

“Aprendi muito durante esse tempo que estive fora. Estou mais maduro e experiente. Foi complicado o começo, mas aprendi muito também. É um futebol mais rápido e intenso, volto mais maduro e experiente”, comentou o jogador sobre a também curta passagem pela Europa, onde disputou 12 partidas.

No retorno ao Brasil, o jogador disse não ter tido dúvidas no momento de aceitar o convite feito pelo Esquadrão de Aço.

“Quando o Fábio (Mineiro, diretor de futebol do Athletic) comunicou que tinha vontade do meu retorno, eu não pensei duas vezes. Quis muito voltar. Fiz um esforço para isso, assim como o Athletic também fez. É uma cidade que eu gosto muito, que me apoiou bastante quando eu vim.”

Wallisson, jogador do Athletic

Polêmicas no Cruzeiro

Contratado pelo Cruzeiro no fim de 2022, após disputar a Série B pela Ponte Preta, Wallisson viveu momentos conturbados em Belo Horizonte e deixou a Raposa no fim de agosto do ano passado.

O período do atleta na Raposa ficou marcado por atos de indisciplina e afastamento das atividades com o elenco profissional. Em contraponto às decisões da diretoria, o jogador se queixava da falta de oportunidades com o então treinador Pepa.

Wallisson chegou a fazer bons jogos pelo Cruzeiro, demonstrando capacidade técnica e física, entretanto, não conseguiu engrenar.

Essas turbulências fizeram com que a Raposa vendesse o atleta ao Moreirense por R$ 1,7 milhão. O clube celeste era dono de 40% dos direitos econômicos do volante.

Ao todo, o volante disputou 22 partidas, sendo nove como titular. No período, não fez gols e deu uma assistência.

O No Ataque enviou a seguinte pergunta para que a assessoria do Athletic fizesse ao volante sobre a passagem pelo Cruzeiro:

Em 2023, você chegou ao Cruzeiro carregado de expectativas, após boas passagens por Athletic e Ponte Preta. O que faltou para que o período em Belo Horizonte fosse melhor aproveitado? Na época, foram divulgadas informações sobre problemas comportamentais, que levaram ao afastamento, isso procede? A relação com o técnico Pepa era realmente conturbada?

Entretanto, como citado no início da matéria, a assessoria não repassou o questionamento ao jogador, sob alegação de que é prática do Athletic não comentar sobre outros clubes.

Athletic no Campeonato Mineiro

O Athletic está no Grupo C do Campeonato Mineiro, juntamente com América, Democrata-GV e Patrocinense. Como o regulamento não permite confronto entre times da mesma chave na primeira fase, os rivais do Esquadrão serão: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito, Tombense, Atlético, Pouso Alegre, Uberlândia e Vila Nova.

A estreia do alvinegro será nesta quarta-feira (24/1), na Arena Sicredi, contra o Ipatinga, a partir das 20h.

Compartilhe