O Itabirito fez bonito em sua primeira partida na história do Campeonato Mineiro. Fundado em maio de 2022, o time da Região Central Mineira visitou o Democrata nesta quarta-feira (24/1), no estádio Mamudão, em Governador Valadares, e venceu por 3 a 1.
Quem saiu na frente no placar foi a Pantera. Lucas Costa, zagueiro do Itabirito, tentou cortar cruzamento de Richard e marcou contra aos 34 minutos: 1 a 0.
Mas o Democrata acabou castigado por um descuido defensivo. Aos 3 do segundo tempo, o Itabirito recuperou a bola no ataque e exigiu defesa do goleiro Luis Augusto. Na sobra, Iago Furtado se atrapalhou ao tentar tirar para a linha de fundo e fez contra: 1 a 1.
O desenrolar do embate permitiu a redenção para Lucas Costa, que, aos 31 minutos, saltou na primeira trave e cabeceou para o fundo da rede: 2 a 1.
O desfecho de um jogo inesquecível veio com a ajuda do VAR, que identificou pênalti de Dudu, do Democrata, por toque de mão na bola dentro da área. Assim, aos 57 minutos, o lateral-esquerdo Bryan, ex-América e Cruzeiro, cobrou forte no ângulo esquerdo e fechou o placar: 3 a 1.
Itabirito no Mineiro
O Itabirito chegou à elite do Mineiro por ter sido campeão do Módulo 2 em 2023. Na temporada 2022, o clube disputou a Segunda Divisão e terminou em terceiro, porém herdou a vaga do Coimbra “B”, que não podia subir em razão da presença do time A no escalão superior.
Próximos jogos
Na segunda rodada do estadual, o Itabirito encara o Villa Nova, às 11h de domingo (28/1), no Independência, em Belo Horizonte. No mesmo dia, às 16h, o Democrata mede forças com o Atlético, na Arena MRV.
Estadual 2024
O Campeonato Mineiro de 2024 tem 12 clubes divididos em três grupos. Na primeira fase, as equipes só enfrentam adversários de outras chaves, totalizando oito rodadas.
Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam às semifinais, a serem disputadas em duelos de ida e volta. A decisão também ocorre em duas partidas.
- Grupo A: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense
- Grupo B: Atlético, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova
- Grupo C: América, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense