O Campeonato Mineiro de 2024 está perto de concretizar a quinta rodada. Cruzeiro e América se enfrentam nesta quinta-feira (15/2), às 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Nessa quarta-feira (14/2), a bola rolou para cinco partidas, com destaque para a goleada do Athletic sobre o Villa Nova e o empate do Atlético com o Tombense. Veja os resultados abaixo:
- Pouso Alegre 1×0 Democrata
- Atlético 1×1 Tombense
- Uberlândia 1×2 Itabirito
- Patrocinense 2×1 Ipatinga
- Villa Nova 1×4 Athletic
Briga por vagas nas semifinais
O grupo A do Mineiro tem o Cruzeiro na liderança isolada, com dez pontos. Caso ganhe do América nesta noite, a Raposa abrirá quatro de vantagem sobre o Tombense, segundo colocado, e encaminhará o passaporte para as semifinais.
O Coelho também tem chance de disparar no grupo C. Para isso, precisa superar o Cruzeiro e, então, ficar com seis pontos a mais que Athletic e Patrocinense, ambos com sete.
No grupo B, a disputa está acirrada. O Atlético é o primeiro, com sete, à frente do segundo Villa Nova no saldo de gols: 3 a -1. O Pouso Alegre aparece em terceiro, com seis pontos.
América, Cruzeiro, Atlético e Tombense estão na zona de qualificação para as semifinais do Campeonato Mineiro.
Luta contra o rebaixamento
No momento, os clubes de pior campanha no Mineiro de 2024 são Ipatinga, Democrata-GV e Uberlândia. Se a competição terminasse hoje, os três se enfrentariam no playoff do rebaixamento, no qual apenas o vencedor permaneceria na elite estadual.
Classificação do Mineiro 2024
Grupo A
- Cruzeiro – 10 pontos
- Tombense – 9 pontos
- Itabirito – 7 pontos
- Ipatinga – 4 pontos
Grupo B
- Atlético – 7 pontos, +3 de saldo
- Villa Nova – 7 pontos, -1 de saldo
- Pouso Alegre – 6 pontos
- Uberlândia – 2 pontos
Grupo C
- América – 10 pontos
- Athletic – 7 pontos, +1 de saldo
- Patrocinense – 7 pontos, -2 de saldo
- Democrata-GV – 4 pontos, -5 de saldo
Regulamento
O Campeonato Mineiro 2024 conta com 12 clubes divididos em três grupos. Na primeira fase, as equipes enfrentam apenas adversários de outras chaves, totalizando oito rodadas.
Os líderes dos grupos A, B e C e o segundo colocado geral avançam às semifinais, que serão disputadas em ida e volta. O mesmo ocorrerá na decisão.
Os participantes que terminarem a etapa classificatória do quinto ao oitavo lugar vão para o Troféu Inconfidência. O torneio definirá os representantes de Minas Gerais na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2025.
Para o rebaixamento, a Federação Mineira de Futebol considerará as três piores campanhas gerais, independentemente da colocação na chave. Esses times farão um triangular de quatro rodadas, do qual apenas o ganhador permanecerá na elite.