FUTEBOL MINEIRO

Quais clubes mineiros disputarão divisões nacionais em 2024?

Minas Gerais terá nove representes nas divisões nacionais em 2024; veja disposição entre as Séries A, B, C e D

Compartilhe
google-news-logo

Com o fim da novela envolvendo as vagas de Minas Gerais na Série D do Campeonato Brasileiro, foram definidos todos os representantes do estado nas divisões nacionais em 2024. Ao todo, serão nove clubes entre as séries A, B, C e D.

Atlético, América, Athletic, Cruzeiro, Democrata-SL, Ipatinga, Patrocinense, Pouso Alegre e Tombense serão os mineiros que buscarão acessos e títulos nacionais nesta temporada.

Clubes mineiros nas divisões nacionais

Veja, a seguir, a disposição das equipes por divisão.

Série A

Atlético e Cruzeiro disputarão novamente a Série A do Brasileiro. Na última temporada, o Galo terminou na terceira posição, com 66 pontos, enquanto a Raposa ficou no 14º lugar, com 47.

Série B

O América será o único mineiro na Segunda Divisão. O Coelho foi lanterna da Série A no ano passado, com apenas 24 pontos. Com isso, o clube retorna à B após três temporadas na elite.

Série C

Minas terá dois participantes na Série C: Athletic e Tombense. O alvinegro conquistou vaga após ter sido semifinalista na Série D em 2023, enquanto o Gavião-Carcará foi rebaixado na Série B, competição em que terminou na 18ª posição, com 37 pontos.

Série D

Os mineiros na Série D serão Democrata-SL, Ipatinga, Patrocinense e Pouso Alegre. Com exceção do Pousão, que foi rebaixado na Série C do último ano, todas as vagas foram garantidas via Campeonato Mineiro de 2023.

Inicialmente, os representantes via Estadual seriam Villa Nova, Democrata e Ipatinga, Villa Nova. Entretanto, somente a equipe do Vale do Aço confirmou presença na competição, enquanto Leão e Pantera desistiram em razão de dificuldades financeiras. Iniciou-se, então, a busca por mais dois representes.

A Federação Mineira de Futebol seguiu a ordem de classificação do Módulo I de 2023 para definir as equipes restantes. O Patrocinense, 10º colocado no torneio no ano passado, aceitou o convite.

A última vaga iria para a Caldense, que terminou o Mineiro de 2023 em 11º e caiu para o Módulo II. Contudo, a Veterana também alegou incapacidade financeira para ampliar o grupo de jogadores e preferiu focar somente na divisão de acesso do torneio regional.

Desta forma, quem se beneficiou foi o Democrata-SL, lanterna do último Estadual, que aceitou disputar a Quarta Divisão. O clube de Sete Lagoas garantiu que conseguirá conciliar a Série D do Brasileiro com o Módulo II do Mineiro. Para isso, terá elenco com cerca de 35 jogadores e dará oportunidades a jovens do time sub-20.

Compartilhe
google-news-logo