Em clássico definido nos instantes finais, América e Atlético empataram por 1 a 1 neste sábado (24/2), no Independência, em Belo Horizonte, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Matheusinho, aos 44′ do primeiro tempo, abriu o placar para o Coelho. Aos 50 minutos do segundo tempo, depois de forte pressão do Galo, Rubens aproveitou falha do goleiro Dalberson em chute de Hulk e decretou a igualdade no Horto.
Com o resultado, o América garantiu a classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. A definição da vaga do Atlético ficou para a oitava e última rodada do Estadual, no próximo fim de semana.
O Coelho está na liderança do Grupo C, com 15 pontos. Já o Atlético é o primeiro colocado do Grupo B, com 11 pontos.
Próximos confrontos
O América volta a campo nesta quarta-feira (28/2), contra o Maringá, pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida decisiva será às 19h15, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá.
Já na última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, o adversário do Coelho será o Tombense, no próximo sábado (2/3), às 16h30, no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos.
No mesmo dia e horário, o Atlético encerra a participação na primeira fase do Estadual diante do Ipatinga, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Matheusinho deixa o Coelho em vantagem
Em primeiro tempo equilibrado e de poucas chances claras de gol, o Atlético explorou as jogadas pela ponta direita com Alisson. O veloz e habilidoso atacante chegou a balançar a rede aos oito minutos, depois de invadir a área e limpar a marcação. No entanto, o lance foi invalidado por impedimento.
A resposta do América veio aos 16 minutos. Matheusinho ficou com a sobra de bola na dentro da área, mas finalizou para fora, com bastante perigo. Aos 33’, o Coelho assustou novamente. Renato Marques mandou a bomba de fora da área, e Everson fez boa defesa.
Na reta final da etapa, Alisson apareceu bem mais uma vez, conseguiu ótima arrancada pela direita, cortou para dentro, passando por dois marcadores e bateu de canhota. Dalberson espalmou para escanteio.
O América aumentou a intensidade e abriu o placar aos 44 minutos. Jacaré recebeu lançamento preciso de Fabinho, mas foi travado por Everson no momento da finalização. A bola sobrou para Matheusinho, que completou para a rede. Após revisão do VAR por um possível impedimento, o gol foi validado: 1 a 0.
Dalberson brilha, mas falha no final
O Atlético entrou forte no segundo tempo, bombardeou o América em busca do empate, mas esbarrou nas boas intervenções de Dalberson. Aos 14’, o goleiro, cara a cara com Paulinho, defendeu a finalização à queima roupa. Pouco depois, o camisa 1 voou para espalmar um desvio contra do zagueiro Ricardo Silva. No rebote, segurou firme o arremate de Scarpa.
Retraído à espera de oportunidades de contra-ataque, o América quase ampliou aos 27 minutos. Felipe Azevedo bateu fora da área e acertou o travessão de Everson.
O Galo não desistiu e pressionou até o fim. Hulk chamou a responsabilidade e tentou o empate em finalizações de fora da área, mas sem perigo. Aos 50 minutos, a insistência foi recompensada. Hulk cobrou falta rasteira da ponta esquerda, Dalberson soltou a bola, e Rubens, no rebote, decretou o empate no Horto: 1 a 1.
América 1 x 1 Atlético
América: Dalberson; Matheus Henrique, Júlio, Ricardo Silva e Marlon; Alê (Rodriguinho, aos 37’ do 2ºT), Juninho e Matheusinho (Felipe Amaral, aos 11′ do 2ºT); Fabinho (Benítez, aos 37’ do 2ºT), Vitor Jacaré (Felipe Azevedo, aos 19’ do 2ºT) e Renato Marques (Rodrigo Varanda, aos 37’ do 2ºT). Técnico: Cauan de Almeida.
Atlético: Everson; Saravia (Edenílson, aos 32 do 2ºT), Bruno Fuchs, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Igor Gomes (Rubens, aos 26’ do 2ºT), Alisson (Vargas, aos 19’ do 2ºT) e Gustavo Scarpa (Pedrinho, aos 32’ do 2ºT); Paulinho e Hulk.Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Matheusinho (América), aos 44’ do 1ºT; Rubens (Atlético), aos 50′ do 2ºT
Cartões amarelos: Júlio, Dalberson, Ricardo Silva, Marlon e Juninho (América); Saravia, Paulinho, Battaglia e Rubens (Atlético)
Motivo: sétima rodada do Campeonato Mineiro
Data: 24 de fevereiro de 2024 (sábado)
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira e Luanderson Lima dos Santos
VAR: Daniel Nobre Bins
Público: 4.655
Renda: R$174.780,00