O início de ano no futebol brasileiro é marcado, principalmente, pelas disputas do estaduais e das fases iniciais da Copa do Brasil. Bem no Campeonato Mineiro, América, Cruzeiro e Tombense decepcionaram no torneio nacional.
As três equipes se classificaram antecipadamente às semifinais do Mineiro, mas, na Copa do Brasil, foram eliminadas na primeira fase. A queda precoce é surpreendente, já que os clubes eram tidos como favoritos em seus confrontos, principalmente pela vantagem obtida via regulamento.
Na Copa do Brasil, os times de melhor colocação no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) jogam o duelo da primeira fase fora de casa, mas com o benefício de se classificarem em caso de empate – o que era o caso dos mineiros eliminados.
Clubes mineiros eliminados
O primeiros a caírem foram Cruzeiro e Tombense. A Raposa enfrentou o Sousa, clube paraibano da Série D do Campeonato Brasileiro, e foi derrotada por 2 a 0, em 21 de fevereiro. No mesmo dia, o Gavião-Carcará encarou o Anápolis, também da Quarta Divisão, e perdeu por 1 a 0.
Nessa quarta-feira (28/2), foi a vez do América dar adeus à competição. O Coelho visitou o Maringá, da Série C, e perdeu por 2 a 0.
Os que se classificaram
Não só de derrotas viveu Minas Gerais na primeira fase da Copa do Brasil. Athletic e Villa Nova venceram os seus confrontos e avançaram à segunda fase. O time de São João del-Rei bateu o Volta Redonda, nessa terça (27), por 1 a 0. A equipe de Nova Lima encarou o Aparecidense na quarta e ganhou pelo mesmo placar.
O outro representante de Minas no torneio será o Atlético. Por estar na Copa Libertadores, o Galo só começa a disputar o torneio nacional a partir da terceira fase.
Classificação no Mineiro
Por outro lado, os times eliminados na Copa do Brasil são os que tem melhor campanha no Campeonato Mineiro. O Cruzeiro é o líder geral do torneio, com 16 pontos em sete jogos. O Tombense soma 15 pontos, o mesmo número do América.
A quarta melhor campanha é do Atlético, que conquistou 11 pontos. Ao contrários dos rivais estaduais, o Galo ainda não garantiu vaga na semifinal. Para isso, precisa de ao menos um empate diante do Ipatinga no sábado (2/3), na Arena MRV – em caso de derrota, o alvinegro ainda contaria com uma enorme diferença no saldo de gols como trunfo para não ser alcançado pelas outras equipes que disputam a vaga.