O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calculou que a probabilidade de Atlético e Cruzeiro se enfrentarem na semifinal do Campeonato Mineiro é de apenas 22,4%. Entenda, a seguir, o motivo.
O Atlético é o líder do Grupo B, com 11 pontos e cinco gols de saldo, enquanto o Uberlândia, vice-líder, tem oito, com dois a menos. O alvinegro só poderá chegar à próxima fase com a terceira melhor campanha entre os líderes, já que não pode alcançar os demais.
Cruzeiro, América e Tombense já estão garantidos na próxima fase. O trio, agora, definirá as colocações na última rodada. A Raposa lidera o Grupo A, com 16 pontos, um a mais do que o Gavião-Carcará, enquanto o Coelho está em primeiro lugar no Grupo C, com 15 pontos.
Os resultados para Atlético x Cruzeiro na semi
Para que Atlético e Cruzeiro se enfrentem na semifinal, a Raposa terá de empatar ou perder para o Uberlândia, enquanto o Tombense precisa ser derrotado pelo América.
Desta forma, o Coelho se classificaria como primeiro geral e enfrentaria o clube de Tombos, enquanto os rivais avançariam com a segunda e terceira melhores campanhas.
Segundo Gilcione Nonato, a probabilidade de clássico era grande até a sexta rodada, quando o América empatou por 0 a 0 com o Villa Nova.
“Tudo caminhava para termos um confronto entre Atlético e Cruzeiro, nas semifinais, porque o América estava fazendo a campanha para ser o melhor primeiro colocado, mas o time tropeçou no jogo contra o Villa Nova”, explicou.
Os jogos de cada time na última rodada*
- Cruzeiro x Uberlândia (Mineirão)
- Tombense x América (Almeidão)
- Atlético x Ipatinga (Arena MRV)
*Todos os jogos da última rodada estão marcados para sábado (2/3), às 16h30
Classificação de cada time no Mineiro
- Cruzeiro: 1º colocado no Grupo A, com 16 pontos
- América: 1º colocado no Grupo C, com 15 pontos
- Atlético: 1º colocado no Grupo B, com 11 pontos
- Tombense: 2º colocado no Grupo A, com 15 pontos