Qual a probabilidade de cada confronto na semifinal do Campeonato Mineiro? O No Ataque traz, a seguir, a resposta com base nos cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Primeiramente, é necessário entender o regulamento da competição. O time com melhor campanha enfrentará aquele que se classificar como o melhor segundo colocado. Com isso, os outros dois líderes dos grupos medem forças entre si.
Antes da última rodada da fase de grupos, o cenário é o seguinte: o Cruzeiro é o primeiro geral e pegaria o Tombense, que está se classificando como o melhor segundo colocado. América, em segundo geral, e Atlético, em terceiro, mediriam forças.
O Galo, no entanto, ainda precisa confirmar a classificação. O time lidera o Grupo B com três pontos de vantagem para o Uberlândia, segundo colocado, e com sete gols a mais de saldo. As outras três equipes já garantiram participação na próxima fase do Estadual.
Classificação de cada time no Mineiro
- Cruzeiro: 1º colocado no Grupo A, com 16 pontos
- América: 1º colocado no Grupo C, com 15 pontos
- Atlético: 1º colocado no Grupo B, com 11 pontos
- Tombense: 2º colocado no Grupo A, com 15 pontos
E esses são justamente os confrontos com maior possibilidade de ocorrer nas semifinais. Segundo a UFMG, cada combinação de jogos tem 77,6% de probabilidade.
Probabilidades de cada confronto nas semifinais do Mineiro:
- Atlético x Cruzeiro: 22,4%
- Atlético x América: 77,6%
- Cruzeiro x Tombense: 77,6%
- América x Tombense: 22,4%
Dois confrontos ‘descartados’
A classificação e os jogos de cada equipe impedem que Cruzeiro x América e Atlético x Tombense ocorram nas semifinais. Entenda os cenários a seguir.
Atlético x Tombense
Esse duelo está descartado porque o Atlético só se classificará como o terceiro melhor colocado geral, enquanto o Tombense garante vaga na semifinal como o melhor segundo colocado ou com a melhor campanha entre todos os times.
América x Cruzeiro
Não há chance de Cruzeiro e América se enfrentarem na semifinal do Mineiro pelas seguintes razões:
- Se o Cruzeiro for o 1º na classificação geral, pegará o Tombense (melhor clube entre os segundos colocados);
- Se o Cruzeiro for o 2º na classificação geral, só poderá enfrentar o 3º, que tende a ser o Atlético;
- Se o Cruzeiro avançar como segundo de seu grupo, obrigatoriamente estará abaixo do Tombense, que, então, seria o 1º na classificação geral por derrotar o América.