Está chegando a hora! No domingo (7/4), a partir das 15h30, Cruzeiro e Atlético medirão forças em mais uma final – a 13ª neste século. O Mineirão será o palco de um novo confronto dessa rivalidade histórica, em mais um encontro entre os times na decisão do Campeonato Mineiro. De 2001 até aqui, quem leva vantagem nos embates que valeram taça? O No Ataque responde.
O jogo de ida entre Atlético e Cruzeiro, na Arena MRV, foi marcado por tempos distintos. Na primeira etapa, o Galo foi superior e abriu 2 a 0. Já no segundo tempo, a Raposa conseguiu equilibrar a partida e arrancou empate nos acréscimos, por 2 a 2.
Por ter tido a melhor campanha da primeira fase, o Cruzeiro tem a vantagem de jogar por dois empates para voltar a conquistar o Campeonato Mineiro após cinco anos. O Atlético, por sua vez, precisa da vitória para alcançar o pentacampeonato.
Neste século, o retrospecto mostra vantagem do time celeste. O Cruzeiro ficou com o título em sete das 12 finais que disputou contra o Atlético desde 2001. O Galo, por sua vez, levantou canecos em cinco dessas decisões.
Finais entre Cruzeiro e Atlético no século
- 2004 (Campeonato Mineiro): Cruzeiro
- 2007 (Campeonato Mineiro): Atlético
- 2008 (Campeonato Mineiro): Cruzeiro
- 2009 (Campeonato Mineiro): Cruzeiro
- 2011 (Campeonato Mineiro): Cruzeiro
- 2013 (Campeonato Mineiro): Atlético
- 2014 (Campeonato Mineiro): Cruzeiro
- 2014 (Copa do Brasil): Atlético
- 2017 (Campeonato Mineiro): Atlético
- 2018 (Campeonato Mineiro): Cruzeiro
- 2019 (Campeonato Mineiro): Cruzeiro
- 2022 (Campeonato Mineiro): Atlético
No Estadual, a vantagem do século é celeste. O Cruzeiro triunfou em sete das 11 decisões que teve contra o Atlético no Campeonato Mineiro.
A única final nacional disputada entre Raposa e Galo na história, contudo, foi vencida pelo time alvinegro. Em 2014, o Atlético conquistou seu primeiro título na Copa do Brasil ao superar o Cruzeiro nos dois jogos decisivos – tanto no Independência como no Mineirão.
Esse histórico será posto à prova em mais uma final nesse domingo, a partir das 15h30. Na decisão do Estadual, a maior rivalidade mineira promete um confronto repleto de emoções no Gigante da Pampulha.