O Campeonato Mineiro de 2025 tem o pontapé inicial marcado para o dia 19 de janeiro. Divididos em três grupos, 12 clubes disputam o título estadual deste ano. Ao todo, 11 estádios, incluindo um fora de Minas Gerais, estão programados para receber as partidas das oito rodadas da fase classificatória. A ausência fica por conta da Arena MRV, do Atlético.
Jogo fora de Minas Gerais
O confronto entre Athletic e Cruzeiro, pela segunda rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro de 2025, será realizado no Mané Garrincha, em Brasília.
A partida está agendada para o dia 22 de janeiro (quarta-feira), às 19h30. Inicialmente, o duelo seria disputado no Melão, em Varginha, na Região Sul de Minas Gerais, mas a escolha acabou sendo o Distrito Federal.
Isso porque o estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei, está em reta final de obras e não tem condições para sediar o jogo neste momento.
As obras no estádio do Athletic estão previstas para terminar no fim deste mês. O clube de São João del-Rei deve atuar na primeira fase do Estadual no Melão, em Varginha.
Arena MRV fora da primeira fase do Campeonato Mineiro
Com a Arena MRV impossibilitada de receber partidas até março – devido à punição do STJD por cenas de violência na final da Copa do Brasil 2024 -, o Atlético definiu o Mineirão como local das quatro partidas como mandante na primeira fase do Campeonato Mineiro.
A diretoria do Galo procurou o América e chegou a negociar os moldes para atuar no Independência. No entanto, esse contato se encerrou antes mesmo do início deste ano. O Galo preferiu avançar nas negociações com o Mineirão por uma série de fatores.
O No Ataque apurou que, nos bastidores, o alvinegro entendeu que foi uma boa negociação, com um custo menor do que em outras oportunidades.
Outro ponto que pesou foi a possibilidade de oferecer o season ticket – caso seja implementado nesta temporada – em um estádio mais similar à Arena MRV.
Estádios do Campeonato Mineiro de 2025
- Antônio Guimarães de Almeida: estádio do Tombense deve ter a capacidade ampliada para até 8 mil torcedores ao final das obras. O Almeidão, em Tombos, foi inaugurado em 1975.
- Castor Cifuentes: estádio do Villa Nova, em Nova Lima, foi inaugurado em 1930. A capacidade atual do Alçapão do Bonfim é para 5.299 torcedores.
- Dilzon Melo (Melão): o estádio também deve receber jogos do Athletic no Mineiro. Fundado em 1988, o estádio tem a capacidade de público de 15.141.
- Independência: estádio do América, em Belo Horizonte, foi inaugurado em 1950 e tem capacidade atual para 23 mil pessoas. No Campeonato Mineiro deste ano, o estádio do Horto também receberá os jogos de Betim e Itabirito como mandante. No ano passado, o Itabirito também mandou as partidas do Estadual no Independência.
- Joaquim Portugal: estádio do Athletic, inaugurado em 1916, teve a capacidade ampliada para 6 mil torcedores
- José Mammoud Abbas: estádio em Governador Valadares foi inaugurado em 1964. Casa do Democrata, o Mamudão tem capacidade para 8.678 pessoas
- Manduzão: estádio em Pouso Alegre foi inaugurado em 1997. A casa do Pousão pode receber até 17.900 pessoas
- Mané Garrincha: estádio em Brasília vai receber o jogo entre Athletic e Cruzeiro, pela segunda rodada. Inaugurado em 1974 e reformado para a Copa do Mundo de 2014, a moderna arena tem capacidade para 69.389 pessoas.
- Mineirão: o maior estádio do estado foi inaugurado em 1965 e tem capacidade atual para 61.927 espectadores. O Cruzeiro deve mandar os jogos em Belo Horizonte no Gigante da Pampulha
- Parque do Sabiá: estádio em Uberlândia foi inaugurado em 1982 e tem a segunda maior capacidade de público do estado: pode receber até 39.940 espectadores.
- Paulo Paschoalino: o estádio em Ubá será a casa do Aymorés no Campeonato Mineiro de 2025. Capacidade de Público: 2862.