Na reta final da primeira fase do Campeonato Mineiro, seis times estão em risco de rebaixamento. Nesta edição, as duas equipes com as piores campanhas na classificação geral – entre os grupos A, B e C – sofrerão a queda para o Módulo II.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, Aymorés, Uberlândia, Pouso Alegre, Itabirito, Democrata-GV e Villa Nova são os clubes em risco.
Villa Nova: líder do risco de queda
A equipe de Nova Lima é a que apresenta a maior probabilidade de ser rebaixada no Campeonato Mineiro: 62,3%. O Villa Nova tem apenas uma vitória em seis jogos – venceu o Democrata-GV, por 1 a 0, na primeira rodada.
Depois disso, o Leão do Bonfim acumulou cinco derrotas consecutivas. Perdeu para o Uberlândia (1 a 0), América (2 a 0), Athletic (6 a 1), Atlético (1 a 0) e Itabirito (4 a 1).
Com apenas 16% de aproveitamento, o Villa Nova ocupa a última posição do Grupo C, com apenas 3 pontos. Além disso, o saldo de gols do time (-11) contribui para a desvantagem na classificação.
O Leão do Bonfim terá que superar adversários complicados nas próximas duas rodadas se quiser escapar da degola. Enfrentará o Betim, líder do Grupo A, neste sábado (8/2), às 16h, na Arena Vera Cruz; e depois o Tombense, hoje segundo colocado do Grupo A, na quarta-feira (12/2), no Castor Cifuentes.
Democrata em perigo!
O Democrata-GV também está em uma situação delicada, com 43,2% de chance de rebaixamento, segundo a UFMG. O time ocupa a lanterna no Grupo B, com 5 pontos. A equipe tem uma vitória, dois empates e três derrotas – aproveitamento de 27%.
O clube de Governador Valadares começou a competição perdendo para o Villa Nova (1 a 0). Depois, empatou com o Atlético (1 a 1), foi derrotado pelo Tombense (1 a 0), ficou na igualdade com o Betim (1 a 1), foi goleado pelo Pouso Alegre (4 a 2) e finalmente venceu o Uberlândia (1 a 0).
Neste domingo, a partir de 16h, o Democrata-GV visitará o Aymorés, segundo lugar do Grupo C. Na última rodada, enfrentará o Cruzeiro, líder do Grupo C, no Mamudão, na quarta-feira, às 19h45.
Itabirito também em grande risco
Mais um time com apenas uma vitória em seis jogos, o Itabirito ocupa a terceira posição no Grupo B, com 5 pontos, ficando à frente do Democrata-GV por causa do saldo de gols (-2 contra -3). O Gato do Mato também tem um aproveitamento de 27%.
O Itabirito demorou a engrenar na competição. A primeira vitória só ocorreu na sexta rodada, quando bateu o Villa Nova por 4 a 1. Antes, perdeu para Betim (1 a 0) e Tombense (1 a 0), empatou com o Uberlândia (1 a 1), foi goleado pelo Cruzeiro (4 a 1) e ficou na igualdade com o Aymorés, sem gols.
De acordo com a UFMG, o Itabirito tem 33,4% de chance de ser rebaixado no Mineiro.
Nas próximas rodadas, o Gato do Mato vai encarar o Pouso Alegre, neste sábado, às 19h, no Independência; e na sequência o Atlético, na quarta-feira, às 19h45, no Mineirão.
Pouso Alegre briga contra a degola
O Pouso Alegre também está em uma situação complicada, com 33,1% de chance de rebaixamento. A equipe tem 5 pontos e ocupa a terceira posição no Grupo C.
Na primeira rodada, o time perdeu para o Athletic (1 a 0). Na sequência, foi goleado pelo América (7 a 0), empatou com Atlético (0 a 0) e Tombense (1 a 1), venceu o Democrata-GV (4 a 2) e foi superado pelo Betim (2 a 0).
Curiosamente, diferentemente de Itabirito, Democrata-GV e Villa Nova, o Pouso Alegre ainda tem chance matemática de avançar para a semifinal. Para que isso ocorra, o time precisa de um milagre na chave que tem o Cruzeiro como líder, com 11 pontos.
Para conquistar uma vaga na semifinal, o Pouso Alegre necessita de uma combinação improvável. Além de vencer os dois jogos restantes – contra Itabirito, fora de casa, e Uberlândia, no Manduzão – o Dragão do Mandu tem de torcer para que o líder Cruzeiro não some mais um ponto sequer.
Mesmo que isso ocorra, o Pouso Alegre seria obrigado a diminuir grande diferença no saldo. O Cruzeiro tem cinco gols positivos e o Dragão oito negativos.
Uberlândia em situação mais tranquila
Com 14,4% de chance de rebaixamento, o Uberlândia ocupa a quarta posição do Grupo A, com 6 pontos, e também luta por uma vaga nas semifinais. Embora a situação seja mais confortável que a dos outros times em risco, a equipe ainda precisa garantir um bom desempenho nas duas últimas rodadas para evitar qualquer possibilidade de rebaixamento.
O time apresenta um aproveitamento de 33% e um saldo de gols de -2, o que demonstra que ainda há margem para melhora. Todavia, a pressão é grande.
A campanha no Mineiro começou com um empate diante do América (2 a 2). Depois veio uma vitória sobre o Villa Nova (1 a 0), empates com Itabirito (1 a 1) e Aymorés (1 a 1), derrota para o Cruzeiro (3 a 1) e novo revés contra o Democrata-GV (1 a 0).
Neste domingo, às 16h, o Uberlândia enfrentará o Athletic, no Parque do Sabiá. A última rodada será contra o Pouso Alegre, na quarta, às 19h45, fora de casa.
Aymorés com menor risco
O Aymorés é outro que ainda luta por uma vaga na semifinal e tem 13,7% de chance de cair. Com 6 pontos conquistados, o time ocupa a segunda posição no Grupo C, mas com um saldo de gols de -1.
Embora a situação não seja alarmante, o Aymorés precisa manter a consistência nos próximos jogos para garantir a permanência. O time está em uma posição intermediária, mas qualquer tropeço pode ser fatal.
A campanha começou com empate contra o Atlético (0 a 0). Na sequência, teve derrota para o Betim (2 a 0), vitória sobre o Athletic (2 a 0), empates com Uberlândia (1 a 1) e Itabirito (0 a 0) e revés diante do Tombense (1 a 0).
Neste domingo, às 16h, o time encara o Democrata-GV, em casa. A última partida será diante do América, no Independência, na quarta, às 19h45.