CAMPEONATO MINEIRO

Quem cai? Seis times lutam contra o rebaixamento na reta final do Mineiro

Veja a probabilidade de queda de cada time no Campeonato Mineiro, segundo o Departamento de Matemática da UFMG

Na reta final da primeira fase do Campeonato Mineiro, seis times estão em risco de rebaixamento. Nesta edição, as duas equipes com as piores campanhas na classificação geral – entre os grupos A, B e C – sofrerão a queda para o Módulo II.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, Aymorés, Uberlândia, Pouso Alegre, Itabirito, Democrata-GV e Villa Nova são os clubes em risco.

Villa Nova: líder do risco de queda

Lance do jogo entre Villa Nova e Atlético no Castor Cifuentes(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)

A equipe de Nova Lima é a que apresenta a maior probabilidade de ser rebaixada no Campeonato Mineiro: 62,3%. O Villa Nova tem apenas uma vitória em seis jogos – venceu o Democrata-GV, por 1 a 0, na primeira rodada.

Depois disso, o Leão do Bonfim acumulou cinco derrotas consecutivas. Perdeu para o Uberlândia (1 a 0), América (2 a 0), Athletic (6 a 1), Atlético (1 a 0) e Itabirito (4 a 1).

Com apenas 16% de aproveitamento, o Villa Nova ocupa a última posição do Grupo C, com apenas 3 pontos. Além disso, o saldo de gols do time (-11) contribui para a desvantagem na classificação.

O Leão do Bonfim terá que superar adversários complicados nas próximas duas rodadas se quiser escapar da degola. Enfrentará o Betim, líder do Grupo A, neste sábado (8/2), às 16h, na Arena Vera Cruz; e depois o Tombense, hoje segundo colocado do Grupo A, na quarta-feira (12/2), no Castor Cifuentes.

Democrata em perigo!

Democrata venceu o Uberlândia fora de casa pelo Campeonato Mineiro(foto: Reprodução / FMF)

O Democrata-GV também está em uma situação delicada, com 43,2% de chance de rebaixamento, segundo a UFMG. O time ocupa a lanterna no Grupo B, com 5 pontos. A equipe tem uma vitória, dois empates e três derrotas – aproveitamento de 27%.

O clube de Governador Valadares começou a competição perdendo para o Villa Nova (1 a 0). Depois, empatou com o Atlético (1 a 1), foi derrotado pelo Tombense (1 a 0), ficou na igualdade com o Betim (1 a 1), foi goleado pelo Pouso Alegre (4 a 2) e finalmente venceu o Uberlândia (1 a 0).

Neste domingo, a partir de 16h, o Democrata-GV visitará o Aymorés, segundo lugar do Grupo C. Na última rodada, enfrentará o Cruzeiro, líder do Grupo C, no Mamudão, na quarta-feira, às 19h45.

Itabirito também em grande risco

Gabigol fez seus primeiros gols pelo Cruzeiro diante do Itabirito(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)

Mais um time com apenas uma vitória em seis jogos, o Itabirito ocupa a terceira posição no Grupo B, com 5 pontos, ficando à frente do Democrata-GV por causa do saldo de gols (-2 contra -3). O Gato do Mato também tem um aproveitamento de 27%.

O Itabirito demorou a engrenar na competição. A primeira vitória só ocorreu na sexta rodada, quando bateu o Villa Nova por 4 a 1. Antes, perdeu para Betim (1 a 0) e Tombense (1 a 0), empatou com o Uberlândia (1 a 1), foi goleado pelo Cruzeiro (4 a 1) e ficou na igualdade com o Aymorés, sem gols.

De acordo com a UFMG, o Itabirito tem 33,4% de chance de ser rebaixado no Mineiro.

Nas próximas rodadas, o Gato do Mato vai encarar o Pouso Alegre, neste sábado, às 19h, no Independência; e na sequência o Atlético, na quarta-feira, às 19h45, no Mineirão.

Pouso Alegre briga contra a degola

América venceu o Pouso Alegre com tranquilidade(foto: Mourão Panda/América)

O Pouso Alegre também está em uma situação complicada, com 33,1% de chance de rebaixamento. A equipe tem 5 pontos e ocupa a terceira posição no Grupo C.

Na primeira rodada, o time perdeu para o Athletic (1 a 0). Na sequência, foi goleado pelo América (7 a 0), empatou com Atlético (0 a 0) e Tombense (1 a 1), venceu o Democrata-GV (4 a 2) e foi superado pelo Betim (2 a 0).

Curiosamente, diferentemente de Itabirito, Democrata-GV e Villa Nova, o Pouso Alegre ainda tem chance matemática de avançar para a semifinal. Para que isso ocorra, o time precisa de um milagre na chave que tem o Cruzeiro como líder, com 11 pontos.

Para conquistar uma vaga na semifinal, o Pouso Alegre necessita de uma combinação improvável. Além de vencer os dois jogos restantes – contra Itabirito, fora de casa, e Uberlândia, no Manduzão – o Dragão do Mandu tem de torcer para que o líder Cruzeiro não some mais um ponto sequer.

Mesmo que isso ocorra, o Pouso Alegre seria obrigado a diminuir grande diferença no saldo. O Cruzeiro tem cinco gols positivos e o Dragão oito negativos.

Uberlândia em situação mais tranquila

América empatou com o Uberlândia no Parque do Sabiá(foto: Mourão Panda/América)

Com 14,4% de chance de rebaixamento, o Uberlândia ocupa a quarta posição do Grupo A, com 6 pontos, e também luta por uma vaga nas semifinais. Embora a situação seja mais confortável que a dos outros times em risco, a equipe ainda precisa garantir um bom desempenho nas duas últimas rodadas para evitar qualquer possibilidade de rebaixamento.

O time apresenta um aproveitamento de 33% e um saldo de gols de -2, o que demonstra que ainda há margem para melhora. Todavia, a pressão é grande.

A campanha no Mineiro começou com um empate diante do América (2 a 2). Depois veio uma vitória sobre o Villa Nova (1 a 0), empates com Itabirito (1 a 1) e Aymorés (1 a 1), derrota para o Cruzeiro (3 a 1) e novo revés contra o Democrata-GV (1 a 0).

Neste domingo, às 16h, o Uberlândia enfrentará o Athletic, no Parque do Sabiá. A última rodada será contra o Pouso Alegre, na quarta, às 19h45, fora de casa.

Aymorés com menor risco

Lance do jogo entre Itabirito e Aymorés, no Independência(foto: Reprodução/Instagram/Itabirito)

O Aymorés é outro que ainda luta por uma vaga na semifinal e tem 13,7% de chance de cair. Com 6 pontos conquistados, o time ocupa a segunda posição no Grupo C, mas com um saldo de gols de -1.

Embora a situação não seja alarmante, o Aymorés precisa manter a consistência nos próximos jogos para garantir a permanência. O time está em uma posição intermediária, mas qualquer tropeço pode ser fatal.

A campanha começou com empate contra o Atlético (0 a 0). Na sequência, teve derrota para o Betim (2 a 0), vitória sobre o Athletic (2 a 0), empates com Uberlândia (1 a 1) e Itabirito (0 a 0) e revés diante do Tombense (1 a 0).

Neste domingo, às 16h, o time encara o Democrata-GV, em casa. A última partida será diante do América, no Independência, na quarta, às 19h45.

Compartilhe
Sair da versão mobile