O North Esporte Clube já faz planos para o Campeonato Mineiro de 2026. A equipe de Montes Claros conquistou o acesso à elite do futebol mineiro juntamente com a URT, no Módulo 2 de 2025.
A subida do North só foi confirmada na noite dessa terça-feira (29/7), quando o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG), por unanimidade, julgou improcedente um recurso do Patrocinense, que pretendia anular uma partida em que perdeu por 2 a 1 para equipe do Norte de Minas, em 19 de julho, em Montes Claros.
A alegação da Patrocinense foi que no primeiro gol do North, aos sete minutos do segundo tempo, seus jogadores pararam porque ouviram o barulho semelhante de um apito – que teria vindo da arquibancada na Arena Credinor. Porém, a jogada prosseguiu, o atacante Renato driblou o goleiro adversário e marcou o gol, que foi validado pelo juiz da partida.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) condicionou a homologação do resultado da partida ao julgamento do pedido do Patrocinense. Por isso, embora tenha alcançado o primeiro lugar no Grupo D do triangular do Módulo 2, com oito pontos, o North só comemorou o acesso à elite do futebol mineiro na noite de terça-feira, após a decisão do TJD-MG.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o presidente do North Clube, Victor Oliveira, agradeceu o apoio da torcida e dos parceiros do time. Ele também anunciou que a partir de primeiro de setembro, o clube começará a montar o elenco para a disputa da elite do Campeonato Mineiro, a partir de janeiro de 2026.
Por outro lado, o North ainda terá uma disputa contra a URT, para definir o time campeão do Módulo 2 de 2025. O título da competição será disputado em dois jogos, ainda a serem marcados pela FMF.
Como ocorreu um atraso no calendário do Módulo 2, por causa do julgamento do recurso da Patrocinense, North e URT enfrentam dificuldades na manutenção os seus elencos para os confrontos da finais competição. Isso porque os contratos com a maioria dos seus jogadores vão até 3 de agosto, previsão inicial do término do Módulo 2. Agora, os clubes terão que negociar com seus atletas para jogarem os dois jogos da disputa do titulo de campeão do torneio após 3 de agosto.
Reformas no estádio
O North Clube conquistou o acesso à elite do futebol mineiro três anos depois da sua função. Com o triunfo do clube, em 2026, Montes Claros (414,3 mil habitantes) terá um representante na primeira divisão do Campeonato depois de 15 anos de ausência. A última equipe do município que disputou o campeonato mineiro da primeira divisão foi o Funorte, em 2011.
A “subida” do North cria também na torcida a expectativa de contar com jogos dos “três grandes” times da Capital (Atlético, Cruzeiro e América) em Montes Claros. Mas, para isso, o Estádio José Maria Mello (Arena Credinor), que, atualmente, sedia os jogos do North terá que receber várias obras de adequações e reformas.
O presidente do North, Victor Oliveira, disse que mantém entendimentos com o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União) para que sejam executadas obras na Arena Credinor, visando oferecer a estrutura suficiente para os jogos de todas as fases do Campeonato Mineiro da primeira divisão de 2026.
Entre as obras a serem feitas no estádio, estão melhoria do sistema de iluminação, instalação das torres e equipamentos do VAR, reformas dos vestiários e dos bancos de reservas e reforço do sistema de drenagem do campo.