O Cruzeiro goleou o América por 4 a 0, neste sábado (15/11), no Independência, em jogo de ida pela final do Campeonato Mineiro Feminino e ficou perto do título estadual. As Cabulosas estão em busca do tricampeonato seguido. Superior do início ao fim, a equipe celeste teve as melhores chances e marcou com Letícia Ferreira (duas vezes), Vanessinha e Byanca Brasil.
O primeiro tempo contou com domínio do Cruzeiro e displicência do América, que abusou de erros e viu as rivais se aproveitarem disso. As Cabulosas abriram 3 a 0 e já tinham folga no marcador.
Na segunda etapa, a Raposa voltou com a mesma vontade. Pressionando do início ao fim, deu trabalho para a defesa do América, que ainda sofreu mais um gol. As Spartanas tiveram atuação abaixo da média e, sem reação, precisam reverter uma grande desvantagem para ficar com o troféu.
O jogo de volta será no próximo sábado, dia 22 de novembro, às 15h, na Arena Gregorão, em Contagem.
Do que o América precisa?
Para ficar com a taça, o América precisa vencer por cinco gols de diferença. Triunfo por quatro gols de vantagem leva a decisão para os pênaltis. O Cruzeiro, por sua vez, pode perder até mesmo por três gols que ainda será campeão mineiro.
O jogo
O primeiro tempo foi de superioridade do Cruzeiro, que foi efetivo e aproveitou as chances. O América, por sua vez, não conseguiu quebrar as linhas e foi mal na marcação.
O Cruzeiro dominou as primeiras ações do jogo, mas ainda com certa lentidão, já que as principais tentativas haviam sido de fora da área. O América teve a melhor oportunidade com Rafa Levis, que recebeu passe de Gadu, mas viu a bola subir muito. Na sequência, veio o duro golpe.
Em contra-ataque, Letícia saiu sozinha e ficou cara a cara com Taluane, que pouco pôde fazer. Mais um da artilheira do campeonato! Cruzeiro na frente no placar: 1 a 0.
Não teve muito tempo para que as Spartanas pudessem se recuperar. O time teve dificuldade para entrar na partida e formar jogadas perigosas. Do outro lado, as Cabulosas se aproveitaram de fragilidades. Na saída de bola, Gadu perdeu a posse, e viu Vanessinha puxar para dentro e finalizar com precisão para aumentar o marcador: 2 a 0.
Sem criatividade, o Coelho não emendou chances e deu espaço para o Cruzeiro tentar. De novo, após roubada de bola, Letícia recebeu em disparada e ganhou das zagueiras. A atacante aproveitou saída da goleira Taluane para bater para o gol vazio: 3 a 0. Depois, não houve mais tempo para o América, que foi para o vestiário com grande desvantagem.
Segundo tempo
O Cruzeiro voltou com o mesmo comportamento para a segunda etapa. Logo aos cinco minutos, as Cabulosas ganharam chance na bola parada. Em jogada na área, Byanca Brasil dividiu a bola com Taluane e caiu. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, a camisa 10 bateu alto, no ângulo, sem chances para a goleira: 4 a 0.
Na sequência, Byanca ainda teve chance com bola rolando, mas carimbou o travessão. A pressão não diminuiu em nenhum momento. As investidas do Cruzeiro obrigaram a goleira Taluane a trabalhar.
O América, já apático e desmotivado, não esboçou reação. O time se preocupou em defender, a fim de evitar mais gols e não teve força para ligar as jogadas no setor ofensivo. O resultado ruim coloca as Spartanas num cenário difícil, enquanto o Cruzeiro se vê com a mão na taça.
AMÉRICA 0 X 4 CRUZEIRO
América
Taluane; Laís Giacomel (Vick aos 40 do 2T), Lorrany, Maiara, Mimi (Ana Clara aos 31 do 2T), Maísa; Aná Flávia, Rafa Levis (Arias aos 14 do 2T) e Mari Andrade; Gadu e Pimenta (Soraya aos 14 do 2T). Técnico: Marlon Major (auxiliar)
Cruzeiro
Camila; Paloma Maciel, Vitória Calhau e Isa Haas; Gisseli (Patrícia Sochor aos 44 do 2T), Gaby Soares (Pri Back aos 30 do 2T), Bedoya (Tauane Zóio aos 30 do 2T), Miriã (Letícia Alves aos 30 do 2T), Byanca Brasil (Gaby Rodríguez aos 30 do 2T), Letícia Ferreira (Ana Clara aos 39 do 2T) e Vanessinha (Limpia Fretes aos 44 do 2T). Técnico: Jonas Urias
- Gols: Letícia aos 16 do 1T e aos 42 do 1T, Vanessinha aos 26 do 1T, Byanca Brasil aos 6 do 2T (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Mari Andrade (América), Paloma Maciel (Cruzeiro)
- Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Mineiro Feminino
- Data: 15/11/2025
- Horário: 15h
- Local: Independência, em Belo Horizonte
- Árbitro: Fernando Patrick Drosghic Modesto
- Assistentes: Suellen das Graças Gonçalves Silva e Andressa Oliveira Pereira